Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Ruan Veras do-
dc.date.accessioned2025-03-26T12:42:06Z-
dc.date.available2025-03-26T12:42:06Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationAMARAL, R. V. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6554-
dc.descriptionAMARAL, Ruan Veras do. Caatinga, o lugar onde vivo: minhas histórias, meus costumes e minha gente. 2022, 20f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO bioma Caatinga, termo de origem Tupi-Guarani, significa Mata Branca, é predominante da região nordestina do Brasil e é exclusiva desse país. A escolha pelo tema Caatinga e a convivência com o semiárido surgiram a partir de minha vivência nesse bioma e de experiências do período de graduação. Contudo, percebeu-se uma necessidade maior em estudar esse assunto, pois muitos ainda possuem uma visão errônea sobre a caatinga, como a população que não reside no bioma, por exemplo, vendo-a apenas como um ambiente seco e com escassez de água permanente. Além disso, nos livros didáticos os assuntos referentes a esse bioma são desatualizados e descontextualizados, não mostra a verdadeira complexidade do bioma. Desse modo, o presente trabalho tem o objetivo de propor um modelo de intervenção pedagógica sobre a Caatinga e a Convivência com o semiárido com estudantes de 7o e 8o ano de uma escola pública de Ipaporanga- CE. Essa intervenção deverá ser feita a partir de uma sequência didática que prevê uma divisão de seis encontros. Esses encontros deverão ocorrer com alunos e alunas do Ensino Fundamental de uma escola pública da Zona Rural de Ipaporanga. Tais alunos e alunas são, em sua grande maioria, filhos e filhas de agricultores e agricultoras e possuem uma convivência direta com o semiárido. Além disso, o município de Ipaporanga tem como política pública a Educação Contextualizada para convivência com o semiárido e esse projeto é desenvolvido em parceria com a Caritas Diocesana de Crateús. Para tanto espera-se atingir uma sensibilização dos alunos e alunas sobre sua própria realidade e convivência com o semiárido, bem como o envolvimento da comunidade de forma ativa e interativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleCaatinga, o lugar onde vivo: minhas histórias, meus costumes e minha gentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUAN VERAS DO AMARAL.pdf2022_outros_ramaral.pdf167,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.