Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Paulo Ricardo Pereira-
dc.date.accessioned2025-04-03T12:16:09Z-
dc.date.available2025-04-03T12:16:09Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationNUNES, P. R. P. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6609-
dc.descriptionNUNES, Paulo Ricardo Pereira. Planejamento estratégico como ferramenta de gestão para eficácia organizacional: um estudo de caso da escola municipal de ensino fundamental Pingo de Gente de Piquet Carneiro-CE. 2022. 53f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO gestor público, tem como desafio incorporar pesquisa, ciência e tecnologia nas práticas de gestão, tendo como pano de fundo, a necessidade de sempre estar em busca de estratégias criativas e inovadoras. Assim, o planejamento estratégico é uma ferramenta estratégica de gestão escolar, pois, guia o gestor orientando-o na realização de seu trabalho e decisões, como forma, de tornar os objetivos tangíveis e efetivos. O estudo caracteriza-se quanto à abordagem, como uma pesquisa qualitativa, quanto à natureza, como uma pesquisa básica, quanto aos objetivos, como um estudo descritivo, quanto aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica, é também um estudo de caso, pois foi realizado uma investigação, com os gestores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pingo de Gente, é uma pesquisa de campo, pois foi desenvolvida, por meio de aplicação de um questionário, aplicado de forma digital, pelo google forms, para as gestoras da escola. A presente pesquisa tem como objetivo verificar como é realizado o planejamento estratégico da Escola Fundamental Pingo de Gente de Piquet Carneiro – CE, que se apresentou aberta ao uso das ferramentas de gestão para a eficácia escolar. Segundo as gestoras entrevistadas, a escola faz uso de tais ferramentas, entre elas a Matriz SWOT e o método BSC (Balanced Scorecard), bem como o uso do Planejamento Estratégico. Assim diante da problemática sobre a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, para eficácia escolar, é possível evidenciar que as gestoras entrevistadas reconhecem a contribuição do planejamento estratégico como braço direito na condução de uma gestão eficiente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico como ferramenta de gestão para eficácia organizacional: um estudo de caso da escola municipal de ensino fundamental Pingo de Gente de Piquet Carneiro-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO RICARDO PEREIRA NUNES.pdf2022_mono_paulonunes.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.