Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Renata Machado da-
dc.date.accessioned2025-04-03T12:18:30Z-
dc.date.available2025-04-03T12:18:30Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationSILVA, R. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6610-
dc.descriptionSILVA, Renata Machado da. Indicadores de qualidade na educação: um estudo de caso na Escola José Francisco Sampaio do distrito de Morada Nova. 2022. 71f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA qualidade da educação escolar é um dos recursos mais importantes de ações e práticas realizadas ao longo da vida escolar. Seu conceito é subjetivo e mutável, sendo, portanto, repensado ininterruptamente. Assim, cabe a escola construir formas de medir e avaliar a qualidade da educação, como forma de manter, e se não dizer, elevar o seu desempenho. Para tanto, o Ministério da Educação, desenvolveu uma proposta para medir a eficácia das escolas, através de indicadores de qualidade, como forma de nutrir os contextos educacionais de informações para melhorar a educação e a qualidade do ensino. Diante do exposto, o objetivo do estudo é apresentar os resultados, frente ao monitoramento dos indicadores de qualidade na educação, da escola José Francisco Sampaio, do Distrito de Aruaru/Morada Nova no período de agosto a novembro de 2022. A metodologia de pesquisa que serviu de suporte para a elaboração do trabalho, caracteriza-se por: quanto à abordagem qualitativa, quanto a natureza é uma pesquisa aplicada, quanto aos objetivos, o estudo é caracterizado como sendo descritivo, quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica, é um estudo de caso da escola José Francisco Sampaio, e uma pesquisa de campo, visto que, os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário presencial, com o total de vinte e uma questões, com alternativas de múltipla escolha, para vinte e nove funcionários da escola. Os resultados foram tabulados, realizado a discussão dos resultados e apresentados por meio de gráficos, indicando, segundo percepção dos respondentes, que a qualidade da educação, da escola José Francisco Sampaio, é satisfatória. Entretanto, foram relacionados aspectos críticos como: Ambiente educativo, Prática pedagógica e Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndicadores De Qualidadept_BR
dc.subjectDimensãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade na educação: um estudo de caso na Escola José Francisco Sampaio do distrito de Morada Novapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA MACHADO DA SILVA.pdf2022_mono_renatsilva.pdf774,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.