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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Francisco Wallison Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T16:46:50Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03T16:46:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, F. W. B. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6631 | - |
dc.description | LIMA, Francisco Wallison Batista de. As memórias da educação escolar indígena entre os Kanindé de Aratuba-Ce; como lugar de luta e resistência. 2016. 72f. Monografia - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo analisarmos o papel da memória na educação diferenciada na escola indígena dos Kanindé Aratuba-Ce, pensando em sua relevância como importante ferramenta de preservação da cultura e a transmissão para as novas gerações, tendo em vista que a memória é importante ponto de identidade, logo que a afirmação da identidade indígena está nas experiências do cotidiano na comunidade e nas memórias dos “trocos velhos” como chamam os idosos. Nessa perspectiva indisciplinar que abordamos essas narrativas das lideranças e professores, vista que as memórias são compartilhadas entre a comunidade, uma vez que a escola se apresenta como uma grande divulgadora da memória assim como da ancestralidade do povo, por que utiliza das experiências comunitárias como ferramenta pedagogia para a conscientização da afirmação étnica do grupo. Outro aspecto de relevância a ser ponderado no trabalho é o entendimento da escola indígena diferenciada como uma conquista dos povos indígenas brasileiros garantidos pela constituição de 1988, que consolida o direito a uma escola intercultural, plural que respeite as organizações sociais, políticas e religiosas dos grupos indígenas, isso leva a perceber que educação escolar acaba se tornando para os índios uma importante mecanismo de resistência, visto que foi um dos principais pontos de reivindicação do movimento indígena nacional e local. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Kanindé | pt_BR |
dc.title | As memórias da educação escolar indígena entre os Kanindé de Aratuba-Ce; como lugar de luta e resistência | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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