Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Ivanildo Manuel-
dc.date.accessioned2025-04-04T12:10:25Z-
dc.date.available2025-04-04T12:10:25Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationTORRES, I. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6648-
dc.descriptionTORRES, Ivanildo Manuel. Cotas Raciais no Ensino Superior: avaliação legislativa e debate público no Brasil (2019-2022). 2024, 21f. TCC - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo visa investigar a disputa entre os argumentos a favor e contra as cotas raciais na educação na Câmara dos Deputados no contexto de avaliação da lei. Pois, antes da implementação das cotas, o acesso ao ensino superior no Brasil era extremamente desigual. A população negra enfrentava barreiras significativas devido a fatores históricos, sociais e econômicos. A falta de oportunidades educacionais de qualidade no ensino básico e médio contribuía para a baixa presença de estudantes negros nas universidades. Desse modo, a ênfase deste estudo será centrada nas fontes legislativas, dossiês, artigos de opinião, artigos científicos, notas públicas de organizações sociais a fim de examinar como esses suportes de informações discutiram a avaliação das cotas. Sob este raciocínio, é oportuno abrir parênteses para explicitar um pouco sobre a ideia de discutir as cotas raciais como medidas de promoção de justiça social no quesito da igualdade racial. As cotas raciais são medidas afirmativas adotadas para combater as desigualdades históricas e sociais que afetam negros, indígenas, pessoas com deficiência e de baixa renda no acesso à educação superior. Dessa forma, a existência dos discursos não a favor as cotas abrem possibilidades para pelo menos duas leituras possíveis: a primeira, equívoco e/ou falta de conhecimento sobre questões étnico-raciais; a segunda, falta de compromisso ou sensibilidade com a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e equitativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCota Raciaispt_BR
dc.subjectLei 12.711/12pt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleCotas Raciais no Ensino Superior: avaliação legislativa e debate público no Brasil (2019-2022).pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANILDO MANUEL TORRES.pdf2024_art_itorres.pdf275,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.