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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7029
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Djú, Valeriano | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:49:18Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T13:49:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.citation | DJÚ, V. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7029 | - |
dc.description | DJÚ, Valeriano. A cultura hip-hop música rap na luta pelos direitos das crianças na Guiné-Bissau: análise das músicas Mininus di rua, de Real Power, e Órfão, de Fyl Cap. 2019. 56f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Guiné-Bissau como sendo um país que enfrentou constantes instabilidades políticas e institucionais, tem enfrentado - muitas vezes - a violação dos direitos fundamentais das crianças. O presente trabalho, intitulado Cultura Hip-Hop (Música Rap) na Luta pelos Direitos das Crianças na Guiné-Bissau, visa trazer reflexões sobre a contribuição da cultura hip-hop especificamente a música rap para a promoção e a proteção dos direitos fundamentais das crianças, bem como para a construção de um verdadeiro sentimento de cidadania no país. De maneira específica, o artigo tem como objetivo compreender o rap como linguagem ou meio eficaz de divulgação de ideais de conscientização, a ser - por isso - reconhecido e utilizado para o envolvimento da sociedade com a promoção e a proteção dos direitos das crianças na Guiné-Bissau. Como evidência disso, procuramos realizar uma breve análise crítica de duas músicas rap - letras e canções -, intituladas Mininus di Rua, do grupo Real Power, e Órfão, do músico e rapper guineense Fyl Cap. Elegemos estas duas composições por estilo rap que atualmente é muito popular entre a juventude guineense, ademais de serem bastante representativas do potencial reflexivo acerca das diversas situações de perigo, de ameaça e mesmo de abandono a que estão submetidas as crianças guineenses: diante de quase ausência de políticas públicas em seu favor. Enfatizamos que estas e outras músicas rap têm se mostrado como verdadeiras expressões da consciência crítica e social de seus autores e intérpretes a respeito da necessidade de se promover a discussão sobre a situação de ameaça às crianças em Guiné-Bissau. Por fim, procuraremos demonstrar o papel do ativismo social desempenhado por estes músicos em prol da luta pela garantia dos direitos das crianças na sociedade guineense, através dos seus apelos e das críticas lançadas por eles ao Estado e à sociedade guineense em geral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Cultura Hip-Hop | pt_BR |
dc.subject | Direitos das crianças | pt_BR |
dc.title | A cultura hip-hop música rap na luta pelos direitos das crianças na Guiné-Bissau: análise das músicas Mininus di rua, de Real Power, e Órfão, de Fyl Cap | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografia - Sociologia |
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