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dc.contributor.authorOliveira, Eliseu Caetano-
dc.date.accessioned2025-06-06T14:11:48Z-
dc.date.available2025-06-06T14:11:48Z-
dc.date.issued2019-09-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, E. C. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7031-
dc.descriptionOLIVEIRA, Eliseu Caetano. Política externa Brasileira para Guiné-Bissau : Uma análise na perspectiva técnica e educacional (2000 - 2010). 2019. 18f. TCC - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado - “Política Externa Brasileira para Guiné-Bissau: Uma Análise na Perspectiva Técnica e Educacional (2000 - 2010) “, tem como objetivo identificar e compreender as políticas externas do Brasil para com a Guiné-Bissau, na perspectiva técnica e educacional. O procedimento teórico e metodológico utilizado para a redação deste artigo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, da natureza qualitativa, na qual, leva-se em consideração várias abordagens de autores e de pesquisas que vêm debatendo a questão de políticas externas para África, em particular Guiné-Bissau, fundamentando-se em autores como Lancaster (2007), Mbunde (2018), Rizzi (2012), Freire e Vinha (2011), Tomazini (2017), dentre outros. Conclui-se, a partir do estudo, que no âmbito das relações de cooperação Sul-Sul, o Brasil é um dos principais atores entre os membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e, igualmente, um parceiro gigantesco da Guiné-Bissau no plano da cooperação internacional para o desenvolvimento, pois este último é um dos principais beneficiários dessa cooperação, sobretudo a partir da sua aceleração em 2000.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrasil Guiné-Bissaupt_BR
dc.subjectPolíticas externaspt_BR
dc.subjectCooperação Internacional para o Desenvolvimentopt_BR
dc.titlePolítica externa Brasileira para Guiné-Bissau : Uma análise na perspectiva técnica e educacional (2000 - 2010)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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