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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Amorim, Vívian de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T17:45:05Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T17:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, V. O. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7047 | - |
dc.description | AMORIM, Vívian de Oliveira. A variação linguística no livro didático de língua portuguesa – o que pesquisas apontam? 2024. 16f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar trabalhos acadêmicos que tomam como objeto de estudo o ensino de variação linguística e língua portuguesa nas escolas do Estado do Ceará, a fim de compreender o que vem sendo criticado e sugerido, permitindo, assim, obter um panorama geral do fenômeno da variação linguística, a partir do qual propostas metodológicas podem ser elaboradas. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica, sendo realizada uma revisão de trabalhos acadêmicos de universidades localizadas no estado do Ceará que possuem como tema de pesquisa a o ensino da variação linguística, para isso foi utilizado o método comparativo, a fim de comparar os diferentes trabalhos acadêmicos sobre a mesma temática e, dessa forma, identificar semelhanças, diferenças e padrões em cada uma delas. Os resultados revelaram que os trabalhos utilizam-se de perspectivas e abordagens semelhantes para tratar sobre o tema variação e ensino. Todos os estudos apontam para o fato de que as escolas e livros didáticos analisados não abordam o fenômeno da variação linguística de maneira efetiva, privilegiando o ensino da norma-culta e excluindo as demais variedades da língua. Desse modo, essa pesquisa demonstra, então, a necessidade de uma reformulação dos três eixos (escola, professor e livro didático) para que o ensino do fenômeno de variação linguística seja feito de maneira ideal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | A variação linguística no livro didático de língua portuguesa – o que pesquisas apontam? | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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