Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGama, Dielly da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-09T19:02:41Z-
dc.date.available2025-06-09T19:02:41Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationGAMA, D. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050-
dc.descriptionGAMA, Dielly da Silva. Identidade profissional em construção: O papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente. 2024. 25f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe discutir as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a construção identitária de discentes do curso de Letras - Língua Portuguesa, que estão imersos em seu percurso inicial acadêmico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira (UNILAB). Como abordagens teóricas, destacamos a importância do programa enquanto precursor de interações sociais que possibilita o processo construtivo da identidade docente, levando em consideração a significação social e profissional do professor (Pimenta, 1999; Tardif, 2010). Em seguida, abordamos a importância da subjetividade docente para a formação docente reflexiva e emancipatória (Freire, 2024; hooks, 2017). Como suporte metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa de caráter exploratório, para isso, contamos com as entrevistas de sete residentes que contribuíram para efetivação desta pesquisa. E, finalmente, descrevemos as narrativas dos residentes-docentes no processo de análise de dados, verificando os contextos facilitadores e desafiadores do processo prático no PRP, para a construção da identidade docente. Os resultados da imersão no programa, apontam que a identidade docente é um processo evolutivo e mutável e que as potencialidades do PRP ofereceram subsídios necessários para esta construção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectResidentespt_BR
dc.titleIdentidade profissional em construção: o papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docentept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dielly da Silva Gama.pdf2024_art_dgama.pdf336,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.