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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gama, Dielly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T19:02:41Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T19:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, D. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050 | - |
dc.description | GAMA, Dielly da Silva. Identidade profissional em construção: O papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente. 2024. 25f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa propõe discutir as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a construção identitária de discentes do curso de Letras - Língua Portuguesa, que estão imersos em seu percurso inicial acadêmico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira (UNILAB). Como abordagens teóricas, destacamos a importância do programa enquanto precursor de interações sociais que possibilita o processo construtivo da identidade docente, levando em consideração a significação social e profissional do professor (Pimenta, 1999; Tardif, 2010). Em seguida, abordamos a importância da subjetividade docente para a formação docente reflexiva e emancipatória (Freire, 2024; hooks, 2017). Como suporte metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa de caráter exploratório, para isso, contamos com as entrevistas de sete residentes que contribuíram para efetivação desta pesquisa. E, finalmente, descrevemos as narrativas dos residentes-docentes no processo de análise de dados, verificando os contextos facilitadores e desafiadores do processo prático no PRP, para a construção da identidade docente. Os resultados da imersão no programa, apontam que a identidade docente é um processo evolutivo e mutável e que as potencialidades do PRP ofereceram subsídios necessários para esta construção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Residentes | pt_BR |
dc.title | Identidade profissional em construção: o papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dielly da Silva Gama.pdf | 2024_art_dgama.pdf | 336,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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