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dc.contributor.authorSilva, Carla Vitória Amorim da-
dc.date.accessioned2025-06-10T14:58:38Z-
dc.date.available2025-06-10T14:58:38Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, C. V. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7079-
dc.descriptionSILVA, Carla Vitória Amorim da. Tecnologias educacionais para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em idosos: uma revisão integrativa. 2024. 20f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O envelhecimento ativo consiste na adesão de um estilo de vida saudável, transpondo limites e estigmas impostos pela sociedade, os quais limitam a pessoa idosa às atividades e hábitos comum e predominantemente executados por adultos jovens. Dentro dessa temática, um assunto negligenciado é a sexualidade, visto ser uma questão lotada de preconceito e estereótipos. Com o prolongamento da vida sexual ativa, torna-se inegável a vulnerabilidade na população idosa de acometimento por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Objetivo: Identificar as tecnologias educacionais voltadas para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em pessoas idosas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2024. Os critérios de inclusão foram: estudos dos últimos cinco anos (2020-2024), que respondam à questão norteadora, optando-se por artigos originais, dissertações e teses, sendo excluídos os relatórios de pesquisa, estudos nos quais os objetivos não foram claramente descritos, que não focaram na população idosa e tecnologias que não estavam diretamente relacionadas a ISTs. Utilizou-se a seguinte questão norteadora: “Quais são as principais tecnologias educacionais disponíveis para a prevenção e manejo de ISTs em idosos?”. Os descritores utilizados foram: Idoso; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Infecções Sexualmente Transmissíveis. Resultados: Os 10 artigos que compuseram a amostra final do estudo, resultaram que dentre as tecnologias educacionais utilizadas como ferramenta para trabalhar a questão da saúde sexual do idoso, destacam-se uma oficina educativa, cinco cartilhas, três jogos de tabuleiro e um jogo da memória. Conclusão: Identificou-se que as ISTs afetam pessoas de todas as idades, incluindo idosos, e estes tornam-se mais vulneráveis devido à falta de informação, habilidades reduzidas de comunicação e negociação sobre sexo seguro, além dos riscos à saúde por exacerbação de condições preexistentes, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveispt_BR
dc.titleTecnologias educacionais para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em idosos: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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