Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carla Vitória Amorim da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:58:38Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T14:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. V. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7079 | - |
dc.description | SILVA, Carla Vitória Amorim da. Tecnologias educacionais para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em idosos: uma revisão integrativa. 2024. 20f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O envelhecimento ativo consiste na adesão de um estilo de vida saudável, transpondo limites e estigmas impostos pela sociedade, os quais limitam a pessoa idosa às atividades e hábitos comum e predominantemente executados por adultos jovens. Dentro dessa temática, um assunto negligenciado é a sexualidade, visto ser uma questão lotada de preconceito e estereótipos. Com o prolongamento da vida sexual ativa, torna-se inegável a vulnerabilidade na população idosa de acometimento por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Objetivo: Identificar as tecnologias educacionais voltadas para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em pessoas idosas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2024. Os critérios de inclusão foram: estudos dos últimos cinco anos (2020-2024), que respondam à questão norteadora, optando-se por artigos originais, dissertações e teses, sendo excluídos os relatórios de pesquisa, estudos nos quais os objetivos não foram claramente descritos, que não focaram na população idosa e tecnologias que não estavam diretamente relacionadas a ISTs. Utilizou-se a seguinte questão norteadora: “Quais são as principais tecnologias educacionais disponíveis para a prevenção e manejo de ISTs em idosos?”. Os descritores utilizados foram: Idoso; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Infecções Sexualmente Transmissíveis. Resultados: Os 10 artigos que compuseram a amostra final do estudo, resultaram que dentre as tecnologias educacionais utilizadas como ferramenta para trabalhar a questão da saúde sexual do idoso, destacam-se uma oficina educativa, cinco cartilhas, três jogos de tabuleiro e um jogo da memória. Conclusão: Identificou-se que as ISTs afetam pessoas de todas as idades, incluindo idosos, e estes tornam-se mais vulneráveis devido à falta de informação, habilidades reduzidas de comunicação e negociação sobre sexo seguro, além dos riscos à saúde por exacerbação de condições preexistentes, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Infecções Sexualmente Transmissíveis | pt_BR |
dc.title | Tecnologias educacionais para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em idosos: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carla Vitória Amorim da Silva.pdf | 2024_art_csilva.pdf | 258,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.