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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7093
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Ailton Mário | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T18:08:03Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T18:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, A. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7093 | - |
dc.description | PEREIRA, Ailton Mário. Ensino e aprendizagem de escrita na guiné-Bissau: o tipo dissertativo-argumentativo no ensino secundário. 2024. 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender como ocorre o ensino do tipo de texto dissertativo-argumentativo no ensino secundário da Guiné-Bissau, nas aulas de língua portuguesa e compreender o seu papel no desenvolvimento dos alunos guineenses. O presente estudo se justifica pela relevância que esse tipo textual desempenha na formação de um ser social pensante e crítico, capaz de participar ativamente nas discussões sociais. Trata-se de uma pesquisa do cunho qualitativo, de base bibliográfica a partir de autores como Infau (2022), Scantamburlo (2013), Encanha (2018), Alzira; Timbane (2022), entre outros. O instrumento para coleta dos dados foi a aplicação de um questionário on-line, aplicado através do formulário do Google a estudantes guineenses da Unilab que estão no primeiro e no segundo semestre. Como os principais resultados, verifica-se que apesar da relevância que esse tipo textual tem, muitos alunos guineenses ainda têm grandes dificuldades no que diz respeito à criação desse tipo textual, uns porque estudaram-no de forma superficial, ou seja, o aluno aprende que o objetivo desse tipo textual é emitir opinião e argumentar e que é constituído por introdução, desenvolvimento e conclusão, e outros porque nunca chegaram a estudá-lo, o que traz consequências à sua atuação social e acadêmica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Texto dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de escrita na Guiné-Bissau: o tipo dissertativo-argumentativo no ensino secundário | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Ailton Mário Pereira.pdf | 2024_art_apereira.pdf | 358,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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