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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7097
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Cordeiro, Raquel Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T18:40:51Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T18:40:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, R. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7097 | - |
dc.description | CORDEIRO, Raquel Alves. De A filha primitiva à A mulher mais amada do mundo: a desnaturalização de papéis socialmente atribuídos à mulher nas obras de Vanessa Passos. 2024. 28f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensando de que maneira as personagens de obras de autoria feminina podem contribuir para a quebra de paradigmas impostos pela sociedade a mulheres, o presente trabalho tem como linha diretriz a análise das representações femininas das obras A mulher mais amada do mundo (2021) e A filha primitiva (2022), da escritora cearense Vanessa Passos. Nesse sentido, pretendemos discutir as diversas tentativas de imposição de papéis atribuídos às mulheres pela sociedade e a subversão desses padrões na narrativa de autoria feminina com ambiência no Ceará. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, para aprofundar conceitos sobre a literatura contemporânea, mais especificamente aquela elaborada por mulheres, bem como uma análise intrínseca das obras em questão, com o intuito de fazer uma crítica considerando suas especificidades estéticas e seus aspectos temáticos recorrentes aliados a articulações de contextos históricos-sociológicos necessários para o entendimento de um lugar da escrita de autoria feminina. Este trabalho teve como embasamento teórico Evaristo (2020), Nascimento, Ozelame e Langaro (2016), Zinani (2014), Moriconi (2014), Lobo (2014), Aguiar (2014), Dalcastagné (2012), Ginzburg (2012) e Silva (2010) para dialogar sobre a literatura contemporânea de autoria feminina brasileira e seus impactos estéticos e sociais. Assim, pode-se refletir com mais vagar sobre a literatura contemporânea escrita por mulheres como forma preponderante para repensar modus operandi de histórias literárias muitas vezes excludentes e trazer novos entendimentos, quem sabe, novos paradigmas para leituras de obras escritas por mulheres, tendo em vista que muitas temáticas de suas obras transitam para tal repensar e contribuem para a transgressão dos papéis atribuídos à seara feminina. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Vanessa Passos | pt_BR |
dc.subject | Escritoras cearenses | pt_BR |
dc.title | De A filha primitiva à a mulher mais amada do mundo: a desnaturalização de papéis socialmente atribuídos à mulher nas obras de Vanessa Passos | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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