Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Dayane Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T19:06:29Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T19:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, D. L. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7103 | - |
dc.description | RAMOS, Dayane Lima. Políticas públicas educacionais e IDEB: análise de indicadores nas escolas da rede municipal do estado do Ceará. 2024. 34f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No Brasil, a qualidade da educação básica é medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sendo métrica fundamental para avaliar a qualidade do ensino básico. Este trabalho analisa como as políticas públicas educacionais municipais podem impactar nos resultados, nomeadamente, no IDEB das escolas municipais do Estado do Ceará. O objetivo é analisar a relação entre a adequação da formação docente, o esforço docente e o número de alunos por turma com os resultados do IDEB, visando compreender sua influência na qualidade do ensino nas escolas públicas municipais (CE). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e análise do IDEB, visando informações de análise e comparando dados de seis escolas (Região do Maciço de Baturité), três com os melhores resultados e três com menores do IDEB de 2021, com destaque para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a adequação do esforço docente, formação docente, e o número de alunos por turma são determinantes para o desempenho no IDEB. Escolas com melhor IDEB, por exemplo, apresentam corpo docente mais qualificado. Verificou-se que políticas públicas educacionais mais eficazes e orientadas para melhores práticas de gestão educacional escolar podem contribuir significativamente para a qualidade da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ceará | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas educacionais e IDEB: análise de indicadores nas escolas da rede municipal do estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAYANE LIMA RAMOS.pdf | 2024_mono_dramos.pdf | 499,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.