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dc.contributor.authorRamos, Dayane Lima-
dc.date.accessioned2025-06-11T19:06:29Z-
dc.date.available2025-06-11T19:06:29Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.citationRAMOS, D. L. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7103-
dc.descriptionRAMOS, Dayane Lima. Políticas públicas educacionais e IDEB: análise de indicadores nas escolas da rede municipal do estado do Ceará. 2024. 34f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No Brasil, a qualidade da educação básica é medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sendo métrica fundamental para avaliar a qualidade do ensino básico. Este trabalho analisa como as políticas públicas educacionais municipais podem impactar nos resultados, nomeadamente, no IDEB das escolas municipais do Estado do Ceará. O objetivo é analisar a relação entre a adequação da formação docente, o esforço docente e o número de alunos por turma com os resultados do IDEB, visando compreender sua influência na qualidade do ensino nas escolas públicas municipais (CE). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e análise do IDEB, visando informações de análise e comparando dados de seis escolas (Região do Maciço de Baturité), três com os melhores resultados e três com menores do IDEB de 2021, com destaque para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a adequação do esforço docente, formação docente, e o número de alunos por turma são determinantes para o desempenho no IDEB. Escolas com melhor IDEB, por exemplo, apresentam corpo docente mais qualificado. Verificou-se que políticas públicas educacionais mais eficazes e orientadas para melhores práticas de gestão educacional escolar podem contribuir significativamente para a qualidade da educação básica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais e IDEB: análise de indicadores nas escolas da rede municipal do estado do Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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