Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Francisca Samara Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T17:18:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13T17:18:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, F. S. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7125 | - |
dc.description | MARQUES, Francisca Samara Silva. A Residência Pedagógica como um espaço de contribuição da criticidade leitora no Spaece: abordando a Formação Docente na Prática. 2024. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar como o programa residência pedagógica contribuiu para a formação do aluno leitor crítico e autônomo, através das atividades focadas nas avaliações externas como o SPAECE. Esse estudo foi realizado na EEMTI Padre Saraiva Leão em Redenção-CE, com foco nos alunos da turma do 3º ano do ensino médio. O artigo tem como embasamento teórico os estudos dos autores Paulo Freire (2002) e José Carlos Libâneo (2006). A metodologia utilizada no trabalho é de natureza qualitativa, baseada na pesquisa- ação. Por meio da análise de documentos e da aplicação das oficinas, investigou-se como o PRP contribui positivamente para a prática pedagógica, além de influenciar significantemente na formação de leitores autônomos e críticos. O estudo demonstra resultados positivos sobre a contribuição do PPR na formação do leitor crítico, trazendo diversos benefícios como: o aumento de participação dos alunos e interesse nas atividades, a interligação da teoria com a prática e alcance de metas atingidas nas avaliações externas da escola, atingindo grandes pontuações com o resultado do SPAECE, mostrando o resultado da participação dos residentes neste trabalho. Sendo assim, é notório destacar a colaboração positiva do PRR na construção da autonomia, da aprendizagem e protagonismo leitor e escrito do aluno durante esse período de residência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Contribuições do programa PRP | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Criticidade Leitora | pt_BR |
dc.title | A Residência Pedagógica como um espaço de contribuição da criticidade leitora no Spaece: abordando a Formação Docente na Prática | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca Samara Silva Marques.pdf | 2024_art_fmarques.pdf | 228,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.