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dc.contributor.authorMarques, Francisca Samara Silva-
dc.date.accessioned2025-06-13T17:18:55Z-
dc.date.available2025-06-13T17:18:55Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationMARQUES, F. S. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7125-
dc.descriptionMARQUES, Francisca Samara Silva. A Residência Pedagógica como um espaço de contribuição da criticidade leitora no Spaece: abordando a Formação Docente na Prática. 2024. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar como o programa residência pedagógica contribuiu para a formação do aluno leitor crítico e autônomo, através das atividades focadas nas avaliações externas como o SPAECE. Esse estudo foi realizado na EEMTI Padre Saraiva Leão em Redenção-CE, com foco nos alunos da turma do 3º ano do ensino médio. O artigo tem como embasamento teórico os estudos dos autores Paulo Freire (2002) e José Carlos Libâneo (2006). A metodologia utilizada no trabalho é de natureza qualitativa, baseada na pesquisa- ação. Por meio da análise de documentos e da aplicação das oficinas, investigou-se como o PRP contribui positivamente para a prática pedagógica, além de influenciar significantemente na formação de leitores autônomos e críticos. O estudo demonstra resultados positivos sobre a contribuição do PPR na formação do leitor crítico, trazendo diversos benefícios como: o aumento de participação dos alunos e interesse nas atividades, a interligação da teoria com a prática e alcance de metas atingidas nas avaliações externas da escola, atingindo grandes pontuações com o resultado do SPAECE, mostrando o resultado da participação dos residentes neste trabalho. Sendo assim, é notório destacar a colaboração positiva do PRR na construção da autonomia, da aprendizagem e protagonismo leitor e escrito do aluno durante esse período de residência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContribuições do programa PRPpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCriticidade Leitorapt_BR
dc.titleA Residência Pedagógica como um espaço de contribuição da criticidade leitora no Spaece: abordando a Formação Docente na Práticapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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