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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Maiara Maia de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T17:21:52Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13T17:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, M. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7126 | - |
dc.description | SOUSA, Maiara Maia de. Letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva dos professores da rede municipal de Redenção-CE. 2024. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um processo de letramento eficaz é uma forma de garantir o desenvolvimento da aprendizagem da criança, dando importância a sua inserção nas práticas sociais e culturais contribuindo para um ensino aprendizagem significativo. O presente trabalho tem como foco analisar a abordagem do letramento nas séries iniciais a partir da perspectiva dos professores da educação básica. Através de pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos científicos, analisando e comparando pontos de vistas de estudiosos como Ana Teberosky (1999), Emilia Ferreiro (1999) hooks (2013) Soares (2004, 2012), entre outros, buscamos explanar como o processo de desenvolvimento do letramento pode auxiliar na aprendizagem e garantir que ele contribua para a aprendizagem das crianças em relação ao mundo social e cultural. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos o questionário com um instrumento para a coleta de dados, no qual todas as perguntas foram direcionadas aos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Os resultados informam que os professores têm buscado desenvolver o letramento não apenas a partir do conhecimento alfabético, mas baseado em práticas sociais de leitura. Ainda percebemos, no entanto, que há certo desconhecimento acerca de como aprofundar este desenvolvimento. Concluímos, portanto, que o letramento não deve ser trabalhado somente em sala de aula, pois a criança adquire conhecimento de mundo ao interagir, observar e brincar no meio em que ela estiver inserida. Assim, tais atividades também precisam fazer parte do cotidiano escolar. Concluímos, então, que desenvolver o letramento na escola não é opção e sim um direito de aprendizagem das crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas sociais e culturais | pt_BR |
dc.title | Letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva dos professores da rede municipal de Redenção-CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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