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dc.contributor.authorRodrigues, Daniele Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-26T12:54:10Z-
dc.date.available2025-06-26T12:54:10Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, D. P. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7215-
dc.descriptionRODRIGUES, Daniele Pereira. Processo de avaliação da produção textual em sala de aula em escolas da rede pública do município de Pacatuba/ce. 2023. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar as metodologias envolvidas no ensino de produção de texto, utilizadas por professores do Ensino Fundamental I e II. Para o desenvolvimento desse objetivo geral, foram observadas as turmas de 5o ano e 8o ano de duas escolas da rede pública do município de Pacatuba. Esta pesquisa visa responder algumas perguntas relacionadas à avaliação textual nas aulas de Língua Portuguesa, e aos métodos adotados pelos professores para orientar e incentivar seus alunos na escrita do seu texto. Tendo como base a observação das aulas de produção textual e planos estruturantes disponibilizados pelos os professores, foi realizada uma pesquisa qualitativa, uma vez que, se inserindo no âmbito da Linguística Aplicada, buscamos estudar um objeto presente no cotidiano escolar, de forma a tentar compreender como se dão os enunciados das produções realizados nas escolas. Dentre alguns teóricos citados no corpus do texto, as análises têm como embasamento os respectivos estudiosos Antunes (2009, 2010), Zilberman (1999), Marcuschi (2010) e Dolz e Schneuwly (2004). Foi possível percebermos que ainda existe certa preocupação com reprovação ou aprovação, deixando evidente que a escrita do aluno não é tão importante para que se dê a devida atenção e que não há uma formação continua para os professores. Isso limita o trabalho do professor ao uso dos enunciados elaborados do livro didático, sem a preocupação em relação às etapas exigidas para a produção de texto, sendo este percebido como processo e não como produto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação textualpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectCritérios de correçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleProcesso de avaliação da produção textual em sala de aula em escolas da rede pública do município de Pacatuba/CE.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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