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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBatista, Cristiano da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-27T16:59:31Z-
dc.date.available2025-06-27T16:59:31Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationBATISTA, C. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7229-
dc.descriptionBATISTA, Cristiano da Silva. Tecnologias assistivas de baixo custo para o ensino de ondas sonoras a pessoas surdas no Maciço de Baturité-CE: uma abordagem inclusiva e sustentável. 2024. 78f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade E Tecnologias Sustentáveis, Programa De Pós-graduação Sociobiodiversidade E Tecnologias Sustentaveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractPensar no ensino de ondas sonoras para pessoas surdas parece ser algo desafiador a um docente e, em partes, algo inimaginável a um discente. No entanto, o papel do professor é pesquisar, estudar e buscar minimizar aquele problema aparente no processo de ensino e aprendizagem de seus discentes. O objetivo desse estudo é compreender os limites e as possibilidades da educação inclusiva aliada as tecnologias assistivas de baixo custo, e também à sustentabilidade, por meio do ensino de ondas sonoras para pessoas surdas no Maciço de Baturité-CE. Dentro dessa perspectiva, o presente texto possui uma abordagem.qualitativa, apresentando diferentes momentos da pesquisa, sendo eles a revisão de literatura, que buscou embasar a importância da pesquisa dentro do cenário acadêmico e educacional; a visita inicial às escolas, a qual serviu de um primeiro contato, em que se buscou apresentar à gestão escolar o projeto de pesquisa e também para que se pudesse ter um conhecimento prévio do perfil dos estudantes, por meio de dados fornecidos pela gestão escolar. Também nessa etapa se destaca a aplicação da pesquisa, ou seja, uma segunda visita às escolas, porém, agora visando a aplicação de uma aula sobre o som para surdos, pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. Tudo isso, dentro de uma proposta sustentável, utilizando tecnologias assistivas de baixo custo, através da reutilização de materiais como papelão, madeira, arames, pregos, corda, bacia, lápis, agulha etc. Ainda nesta etapa foi utilizado um experimento chamando disco que toca no crânio, montado através do uso de papelão, agulha e lápis, sendo o experimento o clímax da aula, pois possibilita a alguns surdos a perceberem o som. Os resultados revelam diferentes vertentes a serem analisadas. De maneira breve, podemos elencar aqui: as patentes analisadas não apresentam nenhuma relação com materiais didáticos capazes de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem; a aula aplicada nas escolas do Maciço de Baturité- CE proporcionou uma nova visão sobre o que é o som para pessoas surdas, deficientes auditivos e ouvintes; e, além disso, a possibilidade de uma maior aproximação do discente com o tema estudado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleTecnologias assistivas de baixo custo para o ensino de ondas sonoras a pessoas surdas no Maciço de Baturité-CE: uma abordagem inclusiva e sustentávelpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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