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dc.contributor.authorLima, Maria Vandia Guedes-
dc.date.accessioned2025-06-27T17:07:13Z-
dc.date.available2025-06-27T17:07:13Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationLIMA, M. V. G. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7230-
dc.descriptionLIMA, Maria Vandia Guedes. Tecituras dialógicas entre conhecimentos científicos e tradicionais a partir da horta escolar: a experiência da Escola de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira Lopes (Horizonte-Ceará-Brasil). 2024. 117f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Programa de Pós-graduação Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentaveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa está situada no âmbito das investigações acadêmicas produzidas no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (MASTS – UNILAB) e teve como objetivo geral investigar as compreensões dos docentes que atuam na Escola de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira acerca do trabalho realizado com os conhecimentos tradicionais a partir de um Projeto de Horta Escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2002), configurada como estudo de caso (Gatti; André, 2010). Como estratégias de aproximação com a realidade foram adotados: levantamento e análise documental (Cellard, 2012), observação participante (Gil, 2008) e entrevistas (Gaskel e Bauer, 2002) com cinco docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira. O conjunto de dados foi analisado a partir dos contributos de Bardin (2011). Os resultados apontam que apesar do reconhecimento da importância dos saberes tradicionais para a formação dos sujeitos, estes ainda são incorporados de forma superficial no currículo escolar, em decorrência de desafios diversos, como a ausência de formação para os professores, articulada aos reflexos da colonialidade no contexto escolar e comunitário, expressas em diferentes áreas. Conclui-se que a escola investigada se encontra em fase de transição de um modelo regular para uma configuração quilombola. Os diálogos estabelecidos com o contexto, a partir do projeto horta escolar, revelou desafios referentes à articulação entre saberes tradicionais e científico, a materialização de uma educação descolonial e étnico-racial em um currículo intercultural e a abordagem de temáticas relacionadas à sociobiodiversidade como a educação ambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConhecimentos Tradicionaispt_BR
dc.subjectHorta Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Quilombolapt_BR
dc.titleTecituras dialógicas entre conhecimentos científicos e tradicionais a partir da horta escolar: a experiência da Escola de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira Lopes (Horizonte- Ceará-Brasil)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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