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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcante, Isabelle de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T13:32:20Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14T13:32:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
dc.identifier.citation | CALVACANTE, I. S. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7269 | - |
dc.description | CALVACANTE, Isabelle de Sousa. Análise de Parâmetros da Intertextualidade das Redações Nota Máxima do ENEM. 2025, 109f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia investiga os parâmetros da intertextualidade em redações nota máxima do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ênfase na análise da pertinência e coerência conceitual das referências socioculturais mobilizadas pelos candidatos. O estudo parte da constatação de que, embora o ENEM valorize o uso de repertório sociocultural como estratégia argumentativa, é recorrente a presença de deslocamentos conceituais e usos superficiais de autores consagrados. Com base em uma abordagem qualitativa, de natureza descritivo-analítica, a pesquisa examina 58 redações nota 1000, selecionadas da Cartilha do Participante do INEP, produzidas entre os anos de 2016 e 2023 (exceto 2020). A análise fundamenta-se no quadro teórico-metodológico de Nobre (2014), que propõe cinco parâmetros intertextuais — funcional, formal, referencial, composicional e constitucional —, com foco nos três primeiros, e nas contribuições de Forte (2013), que trata das funções textual-discursivas da citação, da referência e da alusão. Identificam-se também usos ornamentais e desvios conceituais que comprometem a qualidade argumentativa, revelando fragilidades na apropriação crítica do discurso citado. Os resultados evidenciam, majoritariamente, o predomínio de citações explícitas com função de argumento de autoridade, ainda que, em parte significativa, essas sejam empregadas de forma genérica ou deslocada em relação ao eixo temático. A pesquisa contribui, sobretudo, para a reflexão sobre o uso recorrente de repertórios previamente legitimados e amplamente difundidos, que, ao serem acionados de modo acrítico, tendem a limitar a construção de uma argumentação autoral e coerente com o tema proposto. Ainda que tangencie aspectos do ensino da escrita, a principal contribuição do estudo reside na análise crítica desses padrões intertextuais que, embora valorizados nas práticas avaliativas, nem sempre favorecem a autenticidade discursiva exigida em contextos formativos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Redações | pt_BR |
dc.subject | Nota Máxima | pt_BR |
dc.subject | Repertório Sociocultural | pt_BR |
dc.title | Análise de Parâmetros da Intertextualidade das Redações Nota Máxima do ENEM | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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