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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Artimiza | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:48:02Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T14:48:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-26 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7292 | - |
dc.description | VIEIRA, Artimiza. Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos de 2010 a 2020. 2024, 164f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar a situação do ensino público na Guiné- Bissau, com foco no nível básico. Nas últimas décadas, o sistema educacional guineense enfrentou sérios desafios, resultantes de uma série de adversidades que comprometem os primeiros anos de aprendizagem, essenciais para o progresso acadêmico. Entre os principais problemas estão greves frequentes, condições precárias, falta de investimentos — menos de 2% do PIB do país é destinado à educação —, escassez de recursos didáticos, desvalorização dos professores e ausência de legislações eficazes no campo educacional. Esses fatores contribuíram para o alto índice de evasão escolar, especialmente ao longo das últimas décadas. Diante desse quadro, o Ministério da Educação estabeleceu como prioridade, para o período de 2017 a 2025, a inclusão de crianças fora da escola. Este estudo, adotando uma abordagem qualitativa, busca entender como diferentes setores e agentes podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino básico eficaz, que promova a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino público básico | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Precariedades | pt_BR |
dc.title | Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos de 2010 a 2020. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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