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dc.contributor.authorVieira, Artimiza-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:48:02Z-
dc.date.available2025-07-17T14:48:02Z-
dc.date.issued2024-10-26-
dc.identifier.citationVIEIRA, A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7292-
dc.descriptionVIEIRA, Artimiza. Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos de 2010 a 2020. 2024, 164f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a situação do ensino público na Guiné- Bissau, com foco no nível básico. Nas últimas décadas, o sistema educacional guineense enfrentou sérios desafios, resultantes de uma série de adversidades que comprometem os primeiros anos de aprendizagem, essenciais para o progresso acadêmico. Entre os principais problemas estão greves frequentes, condições precárias, falta de investimentos — menos de 2% do PIB do país é destinado à educação —, escassez de recursos didáticos, desvalorização dos professores e ausência de legislações eficazes no campo educacional. Esses fatores contribuíram para o alto índice de evasão escolar, especialmente ao longo das últimas décadas. Diante desse quadro, o Ministério da Educação estabeleceu como prioridade, para o período de 2017 a 2025, a inclusão de crianças fora da escola. Este estudo, adotando uma abordagem qualitativa, busca entender como diferentes setores e agentes podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino básico eficaz, que promova a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino público básicopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectPrecariedadespt_BR
dc.titleEnsino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos de 2010 a 2020.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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