Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Francisca Talia Alves-
dc.date.accessioned2025-07-17T16:36:52Z-
dc.date.available2025-07-17T16:36:52Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.citationMORAIS, F. T. A. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7293-
dc.descriptionMORAIS, Francisca Talia Alves. Trajetórias acadêmicas: O lugar de vivências e escrevivências de uma mulher negra no ensino superior na Unilab (CE). 2025, 24f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo propõe uma reflexão sobre as vivências e experiências na trajetória de uma mulher negra no ensino superior na Unilab. A partir do conceito de escrevivência elaborado por Conceição Evaristo (2011) como uma escrita que emerge das vivências de sujeitos historicamente silenciados, especialmente mulheres negras, a escrevivência transforma experiências individuais em narrativas coletivas, carregadas de memória, ancestralidade e denúncia ao racismo. Articula-se também ao conceito de interseccionalidade, de Kimberlé Crenshaw (2012), ao evidenciar como múltiplas opressões - raciais, de gênero e classe - atuam de forma simultânea na produção das desigualdades. A partir dessa perspectiva, o artigo incorpora ainda as contribuições de bell hooks (2013), que em Ensinando a transgredir relata suas experiências individuais como uma maneira de propor reflexões em relação à condição das mulheres no ensino superior. Assim, a escrita de Evaristo, a análise de Crenshaw e a pedagogia de hooks se complementam na construção de um olhar sensível e transformador sobre a presença e a resistência de mulheres negras no espaço acadêmico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscrevivênciaspt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleTrajetórias acadêmicas: O lugar de vivências e escrevivências de uma mulher negra no ensino superior na Unilab (CE)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA TALIA ALVES MORAIS.pdf2025_art_fmorais.pdf251,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.