Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Francisca Talia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T16:36:52Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T16:36:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, F. T. A. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7293 | - |
dc.description | MORAIS, Francisca Talia Alves. Trajetórias acadêmicas: O lugar de vivências e escrevivências de uma mulher negra no ensino superior na Unilab (CE). 2025, 24f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo propõe uma reflexão sobre as vivências e experiências na trajetória de uma mulher negra no ensino superior na Unilab. A partir do conceito de escrevivência elaborado por Conceição Evaristo (2011) como uma escrita que emerge das vivências de sujeitos historicamente silenciados, especialmente mulheres negras, a escrevivência transforma experiências individuais em narrativas coletivas, carregadas de memória, ancestralidade e denúncia ao racismo. Articula-se também ao conceito de interseccionalidade, de Kimberlé Crenshaw (2012), ao evidenciar como múltiplas opressões - raciais, de gênero e classe - atuam de forma simultânea na produção das desigualdades. A partir dessa perspectiva, o artigo incorpora ainda as contribuições de bell hooks (2013), que em Ensinando a transgredir relata suas experiências individuais como uma maneira de propor reflexões em relação à condição das mulheres no ensino superior. Assim, a escrita de Evaristo, a análise de Crenshaw e a pedagogia de hooks se complementam na construção de um olhar sensível e transformador sobre a presença e a resistência de mulheres negras no espaço acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escrevivências | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Trajetórias acadêmicas: O lugar de vivências e escrevivências de uma mulher negra no ensino superior na Unilab (CE) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA TALIA ALVES MORAIS.pdf | 2025_art_fmorais.pdf | 251,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.