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dc.contributor.authorMesquita, Jose Rinardo Alves-
dc.date.accessioned2018-07-12T11:53:50Z-
dc.date.available2018-07-12T11:53:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMESQUITA, J. R. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/729-
dc.descriptionMESQUITA, José Rinardo Alves. Corpo e ancestralidade em dança negras Brasileiras contemporâneas: processos de pertencimento afro no ponto de cultura galpão da cena-Itapipoca-CE. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-ceara, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta as relações entre corpo e ancestralidade africana sob as bases das danças negras brasileiras contemporâneas vivenciadas no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca e suas implicações nos processos de pertencimento afro experimentado entre os dançarinos e dançarinas no cotidiano desse espaço-arte. O corpo aqui é visto, então, enquanto construção cultural resultado de relações históricas e sociais, trás um legado ético-estético capaz de nos possibilitar processos criativos que se traduzem por meio de uma poética contemporânea em dança. Sendo assim, as ações corporais são carregadas de memórias ancestrais, de significados ritualísticos que carregamos enquanto seres humanos. Ele é o elemento fundante que instalou os sentidos e significados desse pertencimento afro, tendo como referências as danças experimentadas e conceituadas no Galpão da Cena de Itapipoca. A pesquisa, portanto, se utilizou de uma abordagem teórico-metodológica do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo em vista seu caráter de imersão específico num determinado contexto pesquisado, sua vivência e acompanhamento atento das situações do cotidiano. Assim, o estudo adotou uma variedade de procedimentos de coleta de dados, tais como: a observação, a entrevista e aproximação de análise documental, tais como: fotografias, vídeos e publicações em livro. Por meio desse caminho escolhido e das vivências-observações no espaço, pôde-se chegar à compreensão de que as danças negras brasileiras podem ser formas de acesso aos canais de pertencimento de nossas matrizes africanas. Pensar, portanto, num corpo que se move na experiência de uma ancestralidade negro-africana é estabelecer outras matrizes referenciais de convivência consigo, com a terra e com os seres que habitam nela. É um movimento de libertação e dos sentidos de pertencimento afro que escoam por entre nossas corporeidades em relação com a sociobiodiversidade da terra.pt_BR
dc.language.isoPortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectCorpo. Ancestralidade. Dança. Pertencimento Afro.pt_BR
dc.titleO Corpo e Ancestralidade em Dança Negras Brasileiras Contemporâneaspt_BR
dc.title.alternativeProcessos de Pertencimento Afro no Ponto de Cultura Galpão da Cena Itapipoca cept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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