Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7310
Título: Tratamento de água no semiárido brasileiro: soluções sustentáveis
Autor(es): Lima, Francisca Darah Falcão
Palavras-chave: Tratamento de água
Alternativas sustentáveis
Semiárido
Data do documento: 8-Jan-2025
Citação: LIMA, F. D. F. (2025)
Resumo: A seca periódica é um fenômeno natural em áreas semiáridas devido às condições ambientais. A população aprende a conviver com os desafios impostos pela escassez hídrica. O uso de tecnologias socioambientais em locais vulneráveis fortalece a resiliência das famílias que enfrentam condições adversas. A gestão e o tratamento da água são essenciais para a subsistência das comunidades, especialmente aquelas que dependem da agricultura familiar. Nesse contexto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os sistemas de tratamento de água, a partir de artigos, e-books e guias técnicos publicados entre 2014 e 2024. Foram identificadas as tecnologias sociais, como barragem subterrânea, cisterna de placa, sistemas de captação de água por enxurrada e calçadão, osmose reversa, destilador solar, aquaponia, bioágua familiar e wetlands construídos. Esses sistemas possibilitam o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo água de qualidade para os usos domésticos e agropecuários, e melhorando a qualidade de vida em localidades com condições limitantes. Contribuindo também para o desenvolvimento regional, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, 3 e 6 da Agenda 2030 no Brasil.
Descrição: LIMA, Francisca Darah Falcão. Tratamento de água no semiárido brasileiro: soluções sustentáveis. 2025, 22f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7310
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca Darah Falcão Lima.pdf2025_art_flima.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.