Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7316
Título: Inteligência Artificial & Sustentabilidade: aplicações, impactos e influências no Brasil
Autor(es): Araujo, Igo Maxwel Pereira
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Tripé da Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA)
Data do documento: 6-Jan-2025
Citação: ARAÚJO, I. M. P. (2025)
Resumo: Como e quando Inteligência Artificial (IA) e Sustentabilidade se fundiram? A princípio, dado o caráter conceitual próprio de ambos, esta leitura se coloca como uma jornada multi e interdisciplinar percorrida ao traçar um paralelo entre a evolução das IA’s e a percepção humana de ter que progredir sem destruir seu (hoje) único meio habitável. Em segundo lugar, põe-se a inserção da sociedade brasileira nessa evolução, perante o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial – PBIA –, mais alguns correntes usos desses dispositivos em pesquisas científicas e aplicações do dia a dia. Dessas perspectivas, para lidar com a temática, recorreu-se a uma revisão bibliográfica metodologicamente assentada em um tratamento quanti-qualitativo, que tentou articular prós e contras de cada tópico e subtópico, sob uma visão crítica de dados e fatos. Para tanto, foi discretizada a noção de Desenvolvimento Sustentável pelo Triple Bottom Line e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse meio tempo, com a finalidade de melhorar a precisão e dar maior celeridade aos procedimentos, demonstrou-se pragmaticamente como a utilização supervisionada de IA (aqui, o ChatGPT) se fez útil na elaboração de palavras-chave para a busca de referências adotada. Finalmente, em concomitância à indicação do estado da arte, aplicações, impactos e influências das Inteligências Artificiais, no Brasil e no mundo, foram cautelosamente debatidos. Concluiu- se, dos casos tomados, que essa aplicabilidade, se tratada de forma correta na rotina de organizações, lares e instituições, tende a estimular ambientes mais competitivos, dinâmicos e salutares, ainda que restem desafios. Ótica essa também discutida para o Brasil sob as ações do PBIA aliadas a dados recentes da Writerbuddy.ai, bem como do relatório Ipsos-Google (Our life with AI) e a inspiração técnica advinda da China, com a sua inovadora IA DeepSeek. Por fim, vê-se que o ser, decidindo em consciência e cooperação com a máquina, se torna ainda mais capaz de transformar obstáculos em situações colaborativas e sustentáveis, trazendo a IA para nos ajudar a pensarmos e agirmos em prol de “Nosso Futuro Comum”.
Descrição: ARAÚJO, Igo Maxwel Pereira. Inteligência Artificial & Sustentabilidade: aplicações, impactos e influências no Brasil. 2025, 81f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7316
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Igo Maxwel Pereira Araujo.pdf2025_art_iaraujo.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.