Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7330
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNeto, Luiz Nunes Diniz-
dc.date.accessioned2025-07-28T13:01:58Z-
dc.date.available2025-07-28T13:01:58Z-
dc.date.issued2025-01-10-
dc.identifier.citationNETO, L. N. D. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7330-
dc.descriptionNETO, Luiz Nunes Diniz. Educação hídrica: proposta de uma disciplina de gestão de recursos hídricos, nas escolas de ensino médio, do município de Iguatu/CE. 2025, 20f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA tomada de decisões é essencial para a gestão dos recursos hídricos, o que torna a educação hídrica um tema imprescindível nos processos formativos. O objetivo geral deste artigo é promover a educação hídrica nos processos de ensino da educação básica, capacitando os estudantes a identificarem e solucionar problemas, à medida que se tornam protagonistas de sua realidade. Ao compreender aspectos legais da gestão de recursos hídricos, os alunos serão capazes de elaborar soluções viáveis para enfrentar os desafios da escassez hídrica. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica, levando em consideração as principais publicações entre 2020 e 2024. A ausência de uma abordagem estruturada sobre o tema nos currículos escolares reflete a escassez de trabalhos relacionados à educação hídrica, evidenciando a fragilidade e a necessidade urgente de implementar práticas pedagógicas eficazes que promovam a disseminação da gestão sustentável dos recursos hídricos. A proposta de incluir uma disciplina sobre gestão dos recursos hídricos no currículo do ensino médio de Iguatu-Ce poderá contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e protagonistas nas tomadas de decisões, especialmente no que diz respeito à gestão da água. Ao final deste trabalho, foi sugerida uma ementa disciplinar para futuras aplicações, visando o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas essenciais para garantir a disponibilidade deste recurso vital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação hídricapt_BR
dc.subjectGestão dos recursos hídricospt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titleEducação hídrica: proposta de uma disciplina de gestão de recursos hídricos, nas escolas de ensino médio, do município de Iguatu/CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luiz Nunes Diniz Neto.pdf2025_art_lneto.pdf396,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.