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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7330
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Neto, Luiz Nunes Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T13:01:58Z | - |
dc.date.available | 2025-07-28T13:01:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.identifier.citation | NETO, L. N. D. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7330 | - |
dc.description | NETO, Luiz Nunes Diniz. Educação hídrica: proposta de uma disciplina de gestão de recursos hídricos, nas escolas de ensino médio, do município de Iguatu/CE. 2025, 20f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tomada de decisões é essencial para a gestão dos recursos hídricos, o que torna a educação hídrica um tema imprescindível nos processos formativos. O objetivo geral deste artigo é promover a educação hídrica nos processos de ensino da educação básica, capacitando os estudantes a identificarem e solucionar problemas, à medida que se tornam protagonistas de sua realidade. Ao compreender aspectos legais da gestão de recursos hídricos, os alunos serão capazes de elaborar soluções viáveis para enfrentar os desafios da escassez hídrica. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica, levando em consideração as principais publicações entre 2020 e 2024. A ausência de uma abordagem estruturada sobre o tema nos currículos escolares reflete a escassez de trabalhos relacionados à educação hídrica, evidenciando a fragilidade e a necessidade urgente de implementar práticas pedagógicas eficazes que promovam a disseminação da gestão sustentável dos recursos hídricos. A proposta de incluir uma disciplina sobre gestão dos recursos hídricos no currículo do ensino médio de Iguatu-Ce poderá contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e protagonistas nas tomadas de decisões, especialmente no que diz respeito à gestão da água. Ao final deste trabalho, foi sugerida uma ementa disciplinar para futuras aplicações, visando o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas essenciais para garantir a disponibilidade deste recurso vital. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação hídrica | pt_BR |
dc.subject | Gestão dos recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.title | Educação hídrica: proposta de uma disciplina de gestão de recursos hídricos, nas escolas de ensino médio, do município de Iguatu/CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Luiz Nunes Diniz Neto.pdf | 2025_art_lneto.pdf | 396,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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