Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7446Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Maia, Regina Silveira | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:10:05Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-28T17:10:05Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-11-20 | - | 
| dc.identifier.citation | MAIA, R. S. (2024) | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7446 | - | 
| dc.description | MAIA, Regina Silveira. Tratamento da transitividade verbal no livro didático: uma investigação sob a perspectiva da linguística funcional centrada no uso. 2024. 167f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar, sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso, o tratamento da Transitividade no material didático Tecendo Linguagens (6o ao 9oanos), aprovada em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para uso no Ensino Fundamental Anos Finais. Para investigar esse fenômeno linguístico em material didático, assumimos os postulados teórico-metodológicos definidos pelos estudos de Hopper e Thompson (1980) acerca da Transitividade, que é concebida, conforme esses autores, como uma propriedade de transferência de causalidade entre um Agente e um Paciente, tendo em vista dez parâmetros sintáticos e semânticos independentes. A metodologia adotada para esta pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativa. Analisamos os manuais dos professores associados aos livros didáticos selecionados, a fim de entender como as orientações pedagógicas influenciam a abordagem desse fenômeno no Livro do Aluno. Além disso, os livros didáticos destinados aos alunos são examinados com vistas a identificar como a Transitividade verbal é apresentada e abordada, considerando a linguagem utilizada, as atividades propostas e a sequência didática. Os resultados da pesquisa revelam que a Transitividade verbal é tratada, predominantemente, segundo o modelo normativo, embora no Manual do Professor seja postulado uma abordagem interacionista de linguagem para o ensino de Análise Linguística, conforme orientação dos documentos oficiais, como os PCN e a BNCC. Nossas análises revelaram que o tratamento da Transitividade verbal nos livros didáticos da coleção Tecendo Linguagens (6o ao 9o ano) limita-se a explicações metalinguísticas e à aplicação de regras normativas, como a regência verbal, sem aprofundar a reflexão sobre o uso real da língua em contextos comunicativos. Embora a Coleção apresente uma vasta coletânea de tipos de textos e de gêneros discursivos, nossa análise indica a necessidade de uma revisão na abordagem didática, visando a tornar o ensino de gramática mais alinhado com o uso efetivo da linguagem. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Linguística Funcional Centrada no Uso | pt_BR | 
| dc.subject | Transitividade | pt_BR | 
| dc.subject | Material didático Tecendo Linguagens | pt_BR | 
| dc.subject | Análise linguística | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR | 
| dc.title | Tratamento da transitividade verbal no livro didático: uma investigação sob a perspectiva da linguística funcional centrada no uso | pt_BR | 
| dc.type | Dissertation | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| REGINA SILVEIRA MAIA.pdf | 2025_art_rmaia.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

 
         