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dc.contributor.authorMaia, Regina Silveira-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:10:05Z-
dc.date.available2025-10-28T17:10:05Z-
dc.date.issued2024-11-20-
dc.identifier.citationMAIA, R. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7446-
dc.descriptionMAIA, Regina Silveira. Tratamento da transitividade verbal no livro didático: uma investigação sob a perspectiva da linguística funcional centrada no uso. 2024. 167f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo analisar, sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso, o tratamento da Transitividade no material didático Tecendo Linguagens (6o ao 9oanos), aprovada em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para uso no Ensino Fundamental Anos Finais. Para investigar esse fenômeno linguístico em material didático, assumimos os postulados teórico-metodológicos definidos pelos estudos de Hopper e Thompson (1980) acerca da Transitividade, que é concebida, conforme esses autores, como uma propriedade de transferência de causalidade entre um Agente e um Paciente, tendo em vista dez parâmetros sintáticos e semânticos independentes. A metodologia adotada para esta pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativa. Analisamos os manuais dos professores associados aos livros didáticos selecionados, a fim de entender como as orientações pedagógicas influenciam a abordagem desse fenômeno no Livro do Aluno. Além disso, os livros didáticos destinados aos alunos são examinados com vistas a identificar como a Transitividade verbal é apresentada e abordada, considerando a linguagem utilizada, as atividades propostas e a sequência didática. Os resultados da pesquisa revelam que a Transitividade verbal é tratada, predominantemente, segundo o modelo normativo, embora no Manual do Professor seja postulado uma abordagem interacionista de linguagem para o ensino de Análise Linguística, conforme orientação dos documentos oficiais, como os PCN e a BNCC. Nossas análises revelaram que o tratamento da Transitividade verbal nos livros didáticos da coleção Tecendo Linguagens (6o ao 9o ano) limita-se a explicações metalinguísticas e à aplicação de regras normativas, como a regência verbal, sem aprofundar a reflexão sobre o uso real da língua em contextos comunicativos. Embora a Coleção apresente uma vasta coletânea de tipos de textos e de gêneros discursivos, nossa análise indica a necessidade de uma revisão na abordagem didática, visando a tornar o ensino de gramática mais alinhado com o uso efetivo da linguagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguística Funcional Centrada no Usopt_BR
dc.subjectTransitividadept_BR
dc.subjectMaterial didático Tecendo Linguagenspt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.titleTratamento da transitividade verbal no livro didático: uma investigação sob a perspectiva da linguística funcional centrada no usopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

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