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dc.contributor.authorSouza, Hidalicy de Brito-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:12:38Z-
dc.date.available2025-10-28T17:12:38Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSOUZA, H. B. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7448-
dc.descriptionSOUZA, Hidalicy de Brito. A noção de terceiro na tecnotextualidade. 2024. 97f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo central situar a noção de Terceiro dentro do campo teórico e metodológico da Linguística Textual brasileira (LT), abordando suas implicações no contexto digital. Considerando a escassez de pesquisas que exploram esse fenômeno sob o enfoque da LT, busca-se preencher essa lacuna ao articular diferentes perspectivas teóricas para elaborar um desenho teórico-metodológico que considere o lugar desse papel actancial. A fundamentação parte do Modelo Dialogal de Plantin (2008), que caracteriza o Terceiro como um participante passivo nas interações comunicativas, e na proposta de Amossy (2017), que o apresenta como um papel actancial na modalidade argumentativa polêmica, na qual proponente e oponente disputam a adesão de um público. Também nos apoiamos na concepção de texto como unidade de comunicação e de sentido em contexto, conforme discutida por Cavalcante et al. (2022). A pesquisa adota o método hipotético-dedutivo e é de abordagem qualitativa. Foram analisados dez textos multissemióticos digitais coletados de publicações no X e Instagram, a partir de capturas de tela realizadas pela pesquisadora. Os dados foram examinados sob a ótica da abordagem pós-dualista e ecológica do discurso, conforme discutido por Paveau (2021). O foco das análises são fenômenos tecnolinguageiros, como o alcance (visualizações) e o engajamento explícito (curtidas, comentários, compartilhamentos, repostagens e salvamentos) nas publicações, aspectos que combinados podem flagrar a presença do Terceiro. Nossa hipótese central é que o Terceiro é inicialmente um ouvinte-espectador que observa passivamente a interação entre um locutor e um interlocutor no campo dêitico digital (Martins, 2024), mas que posteriormente, pode assumir um papel ativo no circuito comunicativo, ao engajar-se por meio de um gesto tecnolinguageiro, influenciando na construção de sentidos na tecnotextualidade. Este estudo ressalta a importância do papel do Terceiro no ambiente digital, contribuindo significativamente para os estudos do texto e do discurso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerceiropt_BR
dc.subjectCampo Dêitico Digitalpt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectTecnotextualidadept_BR
dc.titleA noção de terceiro na tecnotextualidadept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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