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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7448Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souza, Hidalicy de Brito | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:12:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T17:12:38Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, H. B. (2024) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7448 | - |
| dc.description | SOUZA, Hidalicy de Brito. A noção de terceiro na tecnotextualidade. 2024. 97f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo central situar a noção de Terceiro dentro do campo teórico e metodológico da Linguística Textual brasileira (LT), abordando suas implicações no contexto digital. Considerando a escassez de pesquisas que exploram esse fenômeno sob o enfoque da LT, busca-se preencher essa lacuna ao articular diferentes perspectivas teóricas para elaborar um desenho teórico-metodológico que considere o lugar desse papel actancial. A fundamentação parte do Modelo Dialogal de Plantin (2008), que caracteriza o Terceiro como um participante passivo nas interações comunicativas, e na proposta de Amossy (2017), que o apresenta como um papel actancial na modalidade argumentativa polêmica, na qual proponente e oponente disputam a adesão de um público. Também nos apoiamos na concepção de texto como unidade de comunicação e de sentido em contexto, conforme discutida por Cavalcante et al. (2022). A pesquisa adota o método hipotético-dedutivo e é de abordagem qualitativa. Foram analisados dez textos multissemióticos digitais coletados de publicações no X e Instagram, a partir de capturas de tela realizadas pela pesquisadora. Os dados foram examinados sob a ótica da abordagem pós-dualista e ecológica do discurso, conforme discutido por Paveau (2021). O foco das análises são fenômenos tecnolinguageiros, como o alcance (visualizações) e o engajamento explícito (curtidas, comentários, compartilhamentos, repostagens e salvamentos) nas publicações, aspectos que combinados podem flagrar a presença do Terceiro. Nossa hipótese central é que o Terceiro é inicialmente um ouvinte-espectador que observa passivamente a interação entre um locutor e um interlocutor no campo dêitico digital (Martins, 2024), mas que posteriormente, pode assumir um papel ativo no circuito comunicativo, ao engajar-se por meio de um gesto tecnolinguageiro, influenciando na construção de sentidos na tecnotextualidade. Este estudo ressalta a importância do papel do Terceiro no ambiente digital, contribuindo significativamente para os estudos do texto e do discurso. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Terceiro | pt_BR |
| dc.subject | Campo Dêitico Digital | pt_BR |
| dc.subject | Linguística Textual | pt_BR |
| dc.subject | Tecnotextualidade | pt_BR |
| dc.title | A noção de terceiro na tecnotextualidade | pt_BR |
| dc.type | Dissertation | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| HIDALICY DE BRITO SOUZA.pdf | 2024_diss_hsouza.pdf | 12,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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