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dc.contributor.authorPessoa, Yuri Barbosa de Morais-
dc.date.accessioned2025-10-30T16:00:56Z-
dc.date.available2025-10-30T16:00:56Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationPessoa, Y. B. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7463-
dc.descriptionPESSOA, Yuri Barbosa de Morais. A construção discursiva da imagem do candidato Lula em grupos de Whatsapp durante o segundo turno das eleições de 2022. 2024. 93 p. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin). Instituto de Linguagens e Literaturas - ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDurante o período de campanha eleitoral para presidente em 2022, assim como já vinha ocorrendo em anos anteriores, observou-se um uso intenso dos grupos de WhatsApp para campanha eleitoral e discussão política, com a disseminação e compartilhamento em massa de mensagens sobre os candidatos. Sabia-se publicamente que essa campanha eleitoral estava concentrada entre dois candidatos (Lula e Bolsonaro), e muito se falava em disputa “polarizada”. Entretanto, preferimos usar o termo “disputa extremista”, pois entendemos que “polarização” implica dois lados extremos em disputa, mas com igual valor e poder. No caso do fenômeno observado, tínhamos uma disputa acirrada e com poder assimétrico, cujas principais fundamentações para esse entendimento foram a maioria de mensagens negativas para o candidato Lula em detrimento de Bolsonaro e um número considerável de mensagens desinformativas, popularmente chamadas de “Fake News”. Tendo em vista esse fenômeno e os achados de um problema de relação de poder assimétrica, cujo lado desfavorecido foi o do candidato Lula, o objetivo principal desta pesquisa é analisar a construção da imagem discursiva do candidato Lula nos grupos de WhatsApp no período do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Este trabalho está amparado nas teorias de Chouliaraki e Fairclough (1999) com seu modelo metodológico de cinco dimensões e tem objetivos secundários de analisar os significados acional, representacional e identificacional. Como teóricos secundários, temos Thompson (2011) com seus modos de operação de ideologia para nos dar suporte na análise do significado representacional e Castells (2021) com sua teoria sobre identidades, nos dando suporte para análise do significado identificacional. Nossa pesquisa tinha o objetivo, somente, de analisar a imagem discursiva do candidato Lula pelos motivos já citados; porém, com a observância, na pré-análise, de frequentes notícias de caráter desinformativo e outras que aparentavam ser do mesmo gênero, decidimos acrescentar a etapa de checagem de notícias em nossa metodologia de análise. Então, nossa análise passa pela fase de pré-análise, checagem de notícias e, por último, a análise dos significados acional, representacional e identificacional para chegarmos às nossas reflexões finais. Como resultado de nossa pesquisa, conseguimos atingir todos os objetivos e responder a todas as nossas questões. Para além disso, confirmamos todas as nossas suposições com o acréscimo de mais achados importantes que ocorreram no processo de análise, como o uso de desinformação por parte dos autores das mensagens. Esse resultado nos mostrou uma imagem construída de forma extremamente expurgada, ativando sentimentos bastante negativos no público, tudo isso associado ao caráter desinformativo dessa construção discursiva da imagem do candidato Lula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectPresidentes - Brasil - Eleições, 2022.pt_BR
dc.subjectWhatsapp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.titleA construção discursiva da imagem do candidato Lula em grupos de Whatsapp durante o segundo turno das eleições de 2022.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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