Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7464Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Ié, Lionésia Lima | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T16:16:25Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-30T16:16:25Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-06-03 | - | 
| dc.identifier.citation | IÉ, L. L. (2025) | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7464 | - | 
| dc.description | IÉ, Lionésia Lima. Modelos de educação na Guiné-Bissau: reflexões sobre projetos pedagógicos em disputa. 2025. 26f. TCC - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O presente trabalho discute os modelos de educação na Guiné-Bissau, com ênfase na reflexão sobre uma educação de ruptura colonial. O objetivo do trabalho baseia-se em identificar e reconhecer outros modelos ou sistemas de ensino, diferentes do modelo português/colonial, que foram e são oferecidos no contexto da educação escolar guineense, e compreender como esses modelos e sistemas de ensino funcionaram ou funcionam pedagogicamente dentro de um projeto de educação contra-colonial. Com base no que foi exposto, interessa-me buscar a resposta para a questão da pesquisa: Que outros modelos de ensino foram e são oferecidos no contexto da educação escolar guineense, diferente do modelo português/colonial? Para atingir os objetivos, foram utilizadas abordagens metodológica-qualitativa, centrada em análise bibliográfica, documental, conversa informal e no estado da arte, tendo como principais teóricos lidos Cá (2000; 2005; 2008; 2011), Fanon (2008), Habte e Wagaw (2010), Mendes (2019), Namone (2014), Costa (2023), Fati (2018), entre outros. De acordo com os dados coletados e analisados neste estudo, foram encontrados outros modelos de ensino que foram e são oferecidos na educação guineense: a educação endógena das etnias do país e outros projetos educativos distintos do modelo português/colonial. Contudo, a pesquisa constatou que, dentre os modelos e escolas encontrados, a educação endógena e o projeto educativo do PAIGC seriam aqueles com maior potencial para promover uma educação contra-colonial, voltada à desconstrução de estruturas, práticas e saberes que perpetuam a dominação colonial no país, buscando a autonomia e a liberdade do povo guineense. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Modelos de Educação | pt_BR | 
| dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR | 
| dc.subject | Educação | pt_BR | 
| dc.title | Modelos de educação na Guiné-Bissau: reflexões sobre projetos pedagógicos em disputa | pt_BR | 
| dc.type | Article | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Artigo - Bacharelado em Humanidades | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LIONÉSIA LIMA IÉ.pdf | 2025_art_lié.pdf | 325,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

 
         