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dc.contributor.authorIé, Lionésia Lima-
dc.date.accessioned2025-10-30T16:16:25Z-
dc.date.available2025-10-30T16:16:25Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.citationIÉ, L. L. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7464-
dc.descriptionIÉ, Lionésia Lima. Modelos de educação na Guiné-Bissau: reflexões sobre projetos pedagógicos em disputa. 2025. 26f. TCC - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute os modelos de educação na Guiné-Bissau, com ênfase na reflexão sobre uma educação de ruptura colonial. O objetivo do trabalho baseia-se em identificar e reconhecer outros modelos ou sistemas de ensino, diferentes do modelo português/colonial, que foram e são oferecidos no contexto da educação escolar guineense, e compreender como esses modelos e sistemas de ensino funcionaram ou funcionam pedagogicamente dentro de um projeto de educação contra-colonial. Com base no que foi exposto, interessa-me buscar a resposta para a questão da pesquisa: Que outros modelos de ensino foram e são oferecidos no contexto da educação escolar guineense, diferente do modelo português/colonial? Para atingir os objetivos, foram utilizadas abordagens metodológica-qualitativa, centrada em análise bibliográfica, documental, conversa informal e no estado da arte, tendo como principais teóricos lidos Cá (2000; 2005; 2008; 2011), Fanon (2008), Habte e Wagaw (2010), Mendes (2019), Namone (2014), Costa (2023), Fati (2018), entre outros. De acordo com os dados coletados e analisados neste estudo, foram encontrados outros modelos de ensino que foram e são oferecidos na educação guineense: a educação endógena das etnias do país e outros projetos educativos distintos do modelo português/colonial. Contudo, a pesquisa constatou que, dentre os modelos e escolas encontrados, a educação endógena e o projeto educativo do PAIGC seriam aqueles com maior potencial para promover uma educação contra-colonial, voltada à desconstrução de estruturas, práticas e saberes que perpetuam a dominação colonial no país, buscando a autonomia e a liberdade do povo guineense.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelos de Educaçãopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleModelos de educação na Guiné-Bissau: reflexões sobre projetos pedagógicos em disputapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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