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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLima, Maria Nataniele Queiroz de-
dc.date.accessioned2025-11-10T18:57:58Z-
dc.date.available2025-11-10T18:57:58Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.citationLIMA, M. N. Q. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7503-
dc.descriptionLIMA, Maria Nataniele Queiroz de. Construção de Tecnologia Stop Motion: uma abordagem audiovisual para estimulação do desenvolvimento infantil. 2025. 23f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: descrever o processo de construção de uma tecnologia educativa audiovisual do tipo stop motion sobre a estimulação do desenvolvimento infantil para pais e cuidadores. Método: trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido entre setembro a dezembro de 2024 e envolveu três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Para elaboração do script dos vídeos, foi utilizado a caderneta da criança de 2024 . Os conteúdos selecionados se restringiram aos conceitos, características e técnicas de estímulos do desenvolvimento infantil que fizeram a estrutura conteudista do roteiro descritivo. Os vídeos foram gravados no laboratório de enfermagem em saúde da criança e do adolescente de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Ceará, nordeste brasileiro. Para edição dos vídeos, foram utilizados os aplicativos gratuitos Wink e Canva. Resultados: os vídeos passaram por edições para acrescentar capa, áudio, legenda e adaptação para diferentes públicos, incluindo a tradução em libras. Os vídeos foram organizados em seis módulos, o módulo 1 possui quatro vídeos com às técnicas que correspondem a 1a semana até 1o mês de vida da criança e tem duração de 01 minuto e 52 segundos, módulo 2 abrangeu três vídeos com técnicas de estimulação para o 2° mês da criança com duração de 01 minuto e 56 segundos, módulo 3 com quatro vídeos destinados aos 3° e 4° meses da criança com duração de 02 minutos e 19 segundos, módulo 4 possui quatro vídeos para idades de 4° ao 5° mês da criança com duração de 02 minutos e 08 segundos, módulo 5 compõe quatro vídeos para 6o, 7o e 8o mês da criança com duração de 02 minutos e 23 segundos. Por fim, o módulo 6 com quatro vídeos abrangendo técnicas de estimulação para crianças de 9o ao 12o mês com duração de 02 minutos e 26 segundos. Conclusão: esses vídeos podem promover práticas capazes de impactar de forma positiva a vida de muitas crianças e suas famílias, permitindo que pais e cuidadores saibam identificar possíveis atrasos do DI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias em saúdept_BR
dc.subjectLactentept_BR
dc.titleConstrução de Tecnologia Stop Motion: uma abordagem audiovisual para estimulação do desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Enfermagem

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