Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7505Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sanhá, Calado | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T13:39:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T13:39:38Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| dc.identifier.citation | SANHÁ, C. (2024) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7505 | - |
| dc.description | SANHÁ, Calado. Os povos guineenses no ensino nacional: uma leitura antropológica a partir de materiais didáticos do 7º ao 9º ano. 2024. 67f. Monografia- Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho realiza um estudo sobre os programas do Instituto Nacional Para o Desenvolvimento da Educação e materiais didáticos utilizados no ensino da história no Liceu Samora Moisés Machel. O objetivo é analisar como as histórias dos povos guineenses são representadas nos programas e materiais didáticos utilizados no ensino de História do 7o a 9o ano na Guiné-Bissau. O Programa de História deste nível visa capacitar os alunos a interpretar fatos históricos, e compreender a si próprio e a sociedade onde vivem. Através disso, o estudo começa abordando a educação ao longo do tempo no país, que abrange “antes da invasão europeia, até pós-colonial” incluindo os desafios da educação nos dias atuais. Para compreender como o INDE aborda as competências e os conteúdos históricos guineense na educação, assim como os fascículos (material didático). O presente trabalho seleciona as competências relevantes voltadas para a Guiné-Bissau no ensino da história, e também debate como essas competências são essenciais no ensino e aprendizado dos alunos. Por último, os fascículos do Liceu Samora Moisés Machel são analisados como estudo de caso, de modo a avaliar o seu alinhamento com o Programa Harmonizado de História (PHH). | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Competência | pt_BR |
| dc.subject | Material didático | pt_BR |
| dc.title | Os povos guineenses no ensino nacional: uma leitura antropológica a partir de materiais didáticos do 7º ao 9º ano | pt_BR |
| dc.type | Monograph | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografia - Antropologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CALADO SANHÁ.pdf | 2024_mono_csanhá.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.