Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7538
Título: Macrófita como substrato alternativo para produção de mudas de pimentão
Autor(es): N'Djalá, N'guana Na
Palavras-chave: Capsicum annum L
Esterco bovino
Produção de mudas
Casca-de arroz carbonizada
Savinha ssp
Data do documento: 19-Nov-2024
Citação: N'DJALÁ, N. (2024)
Resumo: A produção de mudas de pimentão usando as macrófitas para substratos alternativos pode ser viável pela disponibilidade das mesmas em açude. Objetivou-se avaliar a eficácia das proporções de macrófita associadas ao esterco bovino, pó de coco e casca de arroz carbonizada como substratos alternativos para produção de mudas de pimentão. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Piroás da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), entre abril e maio de 2024, utilizando um delineamento de blocos casualizados (DBC). Os tratamentos foram com o substrato comercial (T) e seis substratos alternativos. Nesses substratos foram utilizados 20% de casca de arroz carbonizada. Três desses substratos foram com a macrófita na proporção de 30%, 40% e 50%. O complemento destes foi com esterco bovino nas proporções de 50%, 40% e 30%, respectivamente. Outros três foram compostos com substrato de pó de coco nas proporções 30%, 40% e 50%. A proporção do esterco bovino foi similar aos do substrato a base de macrófita, respectivamente. As sementes da variedade 'All Big' foram semeadas em bandejas de 200 células. Foram avaliados a porcentagem de emergência, altura da planta, diâmetro do colo, volume de raízes e massas secas da parte aérea e das raízes. O substrato alternativo composto por casca de arroz carbonizada com 20%, esterco bovino com 40% e macrófitas com 40%, proporcionou o melhor emergência e crescimento para as plântulas de pimentão em relação ao substrato comercial. Esse substrato melhor para produção de mudas de pimentão.
Descrição: N'DJALÁ, N’guana Na. Macrófita como substrato alternativo para produção de mudas de pimentão. 2024. 10f. TCC - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7538
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
N’guana Na N’djala.pdf2024_art_nndjala.pdf207,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.