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dc.contributor.authorCastro, Yasmin Vitoria de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-14T19:40:38Z-
dc.date.available2025-11-14T19:40:38Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationCASTRO, Y. V. O. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7543-
dc.descriptionCASTRO, Yasmin Vitoria de Oliveira. A intersetorialidade e a saúde mental de adolescentes escolares: o olhar dos profissionais da educação. 2025. 17f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo identificar as ações de promoção da saúde mental realizadas nas escolas dos municípios de Redenção-CE e Acarape-CE com os adolescentes escolares e identificar as necessidades em saúde mental desse público, através do olhar dos profissionais da educação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, realizado no período de agosto de 2023 a agosto de 2024 nas escolas dos municípios de Acarape e Redenção-CE, com profissionais da educação. O estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB. A coleta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente, o material coletado foi transcrito e analisado segundo análise de conteúdo de Minayo. Com base nas análises, foram encontradas três categorias: Ações de saúde mental desenvolvidas com adolescentes na escola; Oportunidades para a realização das ações de saúde mental com adolescentes; Dificuldades na implementação das ações de saúde mental. Relatou-se que as ações desenvolvidas, em sua maioria, são pontuais e ocorrem por iniciativa da comunidade escolar em promover palestras, atividades, entre outros, durante aulas em disciplinas e eventos escolares. Ou ainda, quando necessário, processos de escuta e acolhimento são realizados pelos próprios professores e gestores escolares, sem as atuações mais próximas de profissionais da rede de atenção psicossocial nessas escolas. Portanto, pode-se observar a falta de ações desenvolvidas pela saúde, atenção primária e CAPS, nas escolas e quando desenvolvidas pela comunidade escolar estas ações são pontuais direcionadas aos adolescentes, dificultando a execução das ações de saúde mental e a implementação efetiva das políticas já existentes,pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectColaboração Intersetorialpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleA intersetorialidade e a saúde mental de adolescentes escolares: o olhar dos profissionais da educaçãopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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