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dc.contributor.authorSilva, Francisco Davi Teixeira da-
dc.date.accessioned2025-11-24T15:09:46Z-
dc.date.available2025-11-24T15:09:46Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationSILVA, F. D. T. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7599-
dc.descriptionSILVA, Francisco Davi Teixeira da. Educação, pandemia e produção de material didático: : estudo de caso em uma escola de ensino médio de um munícipio do maciço de Baturité. 2024. 54f. TCC - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa do tipo qualitativa e com foco no estudo de caso desenvolvido com elaboração e aplicação de questionário, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo tema foi a produção de material didático durante a pandemia de Covid-19. O objetivo geral da pesquisa foi investigar quais materiais didáticos foram elaborados pelos professores e como foram usados, além do livro didático, durante as aulas a distância devido ao isolamento social consequente da referida pandemia. Quanto à metodologia, recorremos à bibliografia específicasobre o tema, considerando sobretudo o contexto regional; à documentação legislativa internacional, nacional e local sobre o período pandêmico, às atividades desenvolvidas, que nosforam repassadas pelos professores com os quais contactamos, constituindo assim um estudo de caso, considerando a unidade escolar de Ensino Médio pesquisada. Tratam-se de aulas, exercícios, mas sobretudo slides de apresentação elaborados e apresentados no programa PowerPoint ou elaborados no Canva que investigamos. Recorremos também ao uso de questionário como instrumentos de coleta de dados a fim de tratar com os docentes a respeito do tema. Isso dito, chegamos aos seguintes resultados: tanto a bibliografia como a pesquisa sinalizaram que os slides foram bastante produzidos e utilizados no período, resultando em umaaprendizagem dos conteúdos e dos usos dessas ferramentas e tecnologias como forma de letramento digital, porém, devido à dificuldade de acesso e uso da internet, especialmente por estudantes moradores de fora da sede do município, foi preciso transformar os slides em pdf ouword, imprimir os slides e fazer o conteúdo chegar até eles. Portanto, o material digital e o impresso coexistiram na função de fazer chegar os conteúdos até os discentes. Bem como coexistiram o letramento do conteúdo e o já referido letramento digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMaciço de Baturitépt_BR
dc.titleEducação, pandemia e produção de material didático: estudo de caso em uma escola de ensino médio de um munícipio do maciço de Baturitépt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

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