Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/778
Título: Revoltas e resistências dos Papéis da Guiné-Bissau contra o Colonialismo Português - 1886-1915
Autor(es): Nanque, Neemias António
Palavras-chave: Colonização - Guiné-Bissau - História - 1886-1915
Portugal - Colônias
Papel (Povo africano) - História
Data do documento: 25-Nov-2016
Citação: NANQUE, N. A. (2016)
Resumo: As resoluções da Conferência de Berlim editaram novas regras ao jogo entre os países imperialistas do século XIX. Este encontro de Novembro de 1884 a Fevereiro de 1885 estabeleceu as regras que marcaram a divisão dos territórios africanos, separação dos povos, das sociedades e das culturas, que viviam nas zonas cobiçadas por esses países europeus. Todos os progressos que se viviam nos territórios africanos foram subjugados, obrigando os soberanos líderes africanos a submeterem tudo tanto quanto vale para aproveitamento europeu. Em resultado disso, Portugal ficou com os territórios que hoje são Angola, Moçambique, Guiné-Portuguesa (o nome da época), assim como os arquipélagos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe onde os portugueses chegaram no século XV. A ocupação efetiva dos três territórios continentais começa com a movimentação dos militares e a penetração dos portugueses para o seu interior, enquanto dantes os contatos se faziam apenas nas zonas costeiras. Neste sentido, o presente trabalho (TCC) espelha momentos durante os quais a etnia Papel se levantou em defesa e resistiu a todas as formas adoptadas pelos colonizadores portugueses para ocupar os territórios. Estes conflitos foram amontoados há muito tempo antes da reunião magna dos países europeus realizada no solo alemão em novembro de 1884 a fevereiro de 1885. O recorte feito a partir dessa data toma de referência o impacto das resoluções da Conferência de Berlim que acabou por vestir à Portugal de todas as legitimidades de dominar e explorar o território dos papeis considerado como seu.
Descrição: NANQUE, Neemias António. Revoltas e resistências dos Papéis da Guiné-Bissau contra o Colonialismo Português - 1886-1915. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/778
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_nnanque.pdf789,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.