Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7841
Título: Barreiras na assistência de enfermagem na prevenção do pé diabético: revisão integrativa
Autor(es): Lima, Layra Gomes
Felipe, Gilvan Ferreira
Inácio, Francisca de Sousa Lima
Mendes, Priscila Alencar
Sousa, Daniel Freire de
Palavras-chave: Pé diabético
Atenção primária à saúde
Cuidados de Enfermagem
Data do documento: 5-Nov-2025
Citação: LIMA, L. G. et. al. (2025)
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre as barreiras da assistência de enfermagem na prevenção do pé diabético no âmbito da atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre as barreiras enfrentadas pela equipe de enfermagem na prevenção do pé diabético. A pesquisa foi conduzida segundo as etapas metodológicas orientada pelo mnemônico PCC (População, Conceito, Contexto), sendo: População: pessoas com complicações de pé diabético; Conceito: barreiras na prevenção de complicações; e Contexto: cuidados de enfermagem na atenção primária. A questão norteadora foi: Quais as principais barreiras que dificultam a prevenção do pé diabético pela equipe de enfermagem na atenção primária? A busca foi realizada nas bases de dados nacionais e internacionais, utilizando descritores do DeCS e MeSH: Atenção Primária à Saúde, Pé Diabético e Cuidados de Enfermagem, aplicando-se os operadores booleanos AND entre os descritores. Resultados: Foram selecionados sete artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos apontaram como principais barreiras a falta de capacitação específica dos enfermeiros, ausência de protocolos padronizados, carência de recursos materiais e tecnológicos, sobrecarga de trabalho, limitações estruturais e falhas na comunicação entre profissionais e pacientes. Evidenciou-se ainda fragilidade nas ações educativas e na adesão dos usuários às medidas preventivas, o que compromete o autocuidado e o acompanhamento contínuo dos casos. Conclusão: Constatou-se que a superação das barreiras identificadas requer investimentos na capacitação permanente dos profissionais, ampliação de recursos e estrutura adequada para a prática assistencial e implementação de protocolos clínicos baseados em evidências. O fortalecimento dessas ações é essencial para reduzir complicações, amputações e hospitalizações decorrentes do pé diabético, além de promover uma assistência preventiva, humanizada e qualificada.
Descrição: LIMA, Layra Gomes et al. Barreiras na assistência de enfermagem na prevenção do pé diabético: revisão integrativa. 2025. 21f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7841
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Layra Gomes Lima- (1).pdf2025_art_lglima.pdf244,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.