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dc.contributor.authorRoque, Erica Monik Silva-
dc.date.accessioned2018-11-26T17:51:37Z-
dc.date.available2018-11-26T17:51:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationROQUE, E. M. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/917-
dc.descriptionROQUE, Erica Monik Silva. Alimentação em escolas públicas do Maciço de Baturité: desafio da segurança alimentar e nutricional. 2017. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017pt_BR
dc.description.abstractA escola é o local adequado para promover uma educação alimentar e nutricional, visto que é onde crianças e adolescentes passam grande parte do dia, fazendo com que esse seja o ambiente propício em promover ações voltadas a alimentação saudável. Com base nessa assertiva este trabalho teve como objetivo a avaliação da implementação dos alimentos provenientes da agricultura familiar através do PNAE, assim como a sua aceitação pelos estudantes. A pesquisa envolveu gestores, nutricionistas, merendeiras e estudantes do 8º ano de ensino fundamental de Acarape, Barreira, Baturité e Redenção. Usando uma abordagem participativa, foi possível o envolvimento com as atividades rotineiras das escolas a fim de entender o seu funcionamento. De início, buscou-se um diálogo junto às secretarias de educação dos municípios estudados, para a apresentação da pesquisa e diálogo com as nutricionistas a respeito dos alimentos servidos na merenda escolar. O segundo momento consistiu em uma articulação com os gestores das escolas para um planejamento das ações previstas. O terceiro momento ocorreu junto à escola com a aplicação dos questionários para alunos e merendeiras, bem como a realização de medidas antropométricas em estudantes. A obtenção dos resultados permitiu observar o cumprimento parcial das diretrizes do PNAE, visto que a merenda não tem uma boa aceitação por parte dos estudantes. Há uma necessidade periódica de cursos destinados às merendeiras e nutricionistas, com o objetivo de aprimorar o cardápio escolar fornecido e, desta forma, ter uma aceitação maior dos adolescentes. A partir das medidas antropométricas foi possível observar situações pontuais de insegurança alimentar, visto que alguns adolescentes apresentaram um estado nutricional não eutrófico, ou seja, casos de magreza, sobrepeso e obesidade, fazendo-se necessário a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Constatou-se que mesmo servindo frutas no cardápio escolar, o consumo poderia ser diário, utilizando as frutas da própria região em seu período de safra. Há real necessidade do desenvolvimento de ações voltadas à educação alimentar de adolescentes escolares, elencando o benefício de uma alimentação saudável e equilibrada.pt_BR
dc.language.isoPortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectSegurança alimentar - Brasilpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlimentação em escolas públicas do Maciço de Baturitépt_BR
dc.title.alternativedesafio da segurança alimentar e nutricionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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