Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/939
Título: Perfil de registros de triagens neonatais realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em uma cidade do Estado da Bahia - Brasil: um estudo retrospectivo de 3.282 casos
Autor(es): Ferreira, Camila Rosa
Correia, Lilian Dantas
Palavras-chave: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (São Francisco do Conde, BA)
Recém-nascidos - Doenças - Diagnósticos - São Francisco do Conde (BA)
Triagem neonatal - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 12-Dez-2015
Citação: FERREIRA, C. R.; CORREIA, L. D. (2015)
Resumo: A Triagem Neonatal (TN) refere-se a uma fundamental estratégia para o diagnóstico precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas em recém-nascidos. No Brasil, a TN tornou-se oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde mediante cumprimento da Portaria Ministerial Nº 822 de 06/06/01 referente à implantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Neste contexto, o presente artigo buscou avaliar o perfil de casos de testes do pezinho realizados em recém-nascidos assistidos pela APAE do município de São Francisco do Conde – BA - a fim de caracterizar o perfil populacional do município quanto às doenças detectadas pelo PNTN. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório do tipo descritivo, quantitativo, utilizando-se de dados primários obtidos a partir das informações contidas no livro de registro de atendimento dos recém-nascidos atendidos na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de São Francisco do Conde, Bahia, no período de janeiro de 2010 a julho de 2015. Na análise dos registros dos recém-nascidos com exames de TN realizado na APAE, verificou-se a possibilidade de compilação das seguintes variáveis: ano de ocorrência, casos de recém-nascidos com idade inferior a 3 meses, casos de recém-nascidos com idade superior a 3 meses e casos de reconvocação devido ao diagnóstico positivo (especialmente para anemia falciforme e traço falcêmico. Identificou-se que foram realizados um total de 3.282 testes de TN na APAE, no período estabelecido na pesquisa, verificando-se que o ano de 2014 apresentou-se como o período com maior predominância de registros de recém-nascidos com idade inferior e superior a 3 meses quanto a realização da TN. Adicionalmente, observou-se um total de 278 recém-nascidos reconvocados pós realização da TN, devido a presença de alguma positividade para hemoglobinopatias, sendo o ano de 2012 o período com maior incidência de casos. Conclui-se que, através do registro de triagens neonatais oferecidos pela APAE do município de São Francisco do Conde, na Bahia, a população da referida localidade necessita de maiores campanhas e ações especialmente voltadas para a divulgação da importância e da TN no diagnóstico precoce de doenças genéticas, especialmente às relacionadas ao traço falcêmico e/ou anemia falciforme, correspondendo às principais hemoglobinopatias incidentes na população negra do referido município.
Descrição: FERREIRA, Camila Rosa; CORREIA, Lilian Dantas. Perfil de registros de triagens neonatais realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em uma cidade do Estado da Bahia - Brasil: um estudo retrospectivo de 3.282 casos. 2015. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/939
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_arti_cferreira.pdf2015_arti_cferreira.pdf139,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.