Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Nargila Maia Freitas da-
dc.date.accessioned2019-01-17T17:53:44Z-
dc.date.available2019-01-17T17:53:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, N. M. F. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/999-
dc.descriptionSILVA, Nargila Maia Freitas da. Teatro interativo para aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis ao uso adequado do preservativo por adolescentes. 2017. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO uso do preservativo consiste na prática de dupla proteção. Sua eficácia está diretamente relacionada ao conhecimento e atitude acerca do uso adequado. O objetivo deste estudo foi avaliar o resultado da utilização do teatro interativo na aquisição de conhecimentos e atitudes ao uso adequado do preservativo por adolescentes. Estudo do tipo avaliativo, realizado em 8 escolas públicas de ensino fundamental e médio de dois municípios no Estado do Ceará, durante o período de abril a junho de 2017. Foi desenvolvido em três momentos: o primeiro consistiu na identificação de conhecimentos e atitudes dos adolescentes acerca do uso do preservativo; no segundo momento, foi implementada a estratégia de teatro interativo, abordando, em um contexto problematizador, conhecimentos e atitudes acerca do uso do preservativo, com base no roteiro adaptado da obra “O auto da camisinha”, de autoria de José Mapurunga; e, no terceiro momento, foi realizado novo levantamento com o mesmo publico participante, acerca dos conhecimentos e atitudes sobre o uso do preservativo. Para a criação do banco de dados foi utilizado o programa Microsoft ExcelⓇ, posteriormente os dados foram compilados e analisados através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), avaliando um total de 299 adolescentes. A distribuição dos participantes do estudo em relação ao sexo foi semelhante, sendo pouco mais da metade (55,18%) do sexo feminino, e mais da metade (60,20%) possuíam entre 15 e 17 anos de idade. Com relação a sexarca, os adolescentes sexualmente ativos (27,42%) iniciaram-se sexualmente entre 10 a 17 anos. Observamos que antes da intervenção educativa, (17,05%) dos adolescentes tinham conhecimento adequado em relação ao preservativo, e após houve um aumento (46,15%). Em relação à atitude, antes 26,42% apresentava adequação quanto ao preservativo, e depois da intervenção houve aumento para 68,89% na aquisição de atitude favorável a prevenção de IST. Estatisticamente, os dados demonstram aumento significativo quanto ao conhecimento e atitude adequados, aplicando-se a intervenção educativa na escola. O teatro interativo constitui estratégia eficaz para o uso adequado do preservativo por adolescentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveispt_BR
dc.subjectPreservativospt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTeatro Interativopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleTeatro interativo para aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis ao uso adequado do preservativo por adolescentespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_nmfsilva.pdf2017_art_nmfsilva.pdf395,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.