Resumo:
A sexualidade faz parte da existência humana e deve ser compreendida em sua totalidade, sendo
relevantes os fatores biológicos, psicológicos, religiosos e socioculturais com influências
exercidas na contribuição da formação e direcionamento da sexualidade de um indivíduo.
Baseando nesse pressuposto, o presente trabalho objetivou analisar estudos que abordem o tema
educação sexual e identificar as principais dificuldades sobre esta abordagem no âmbito escolar.
Consiste em uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada por meio
eletrônico, totalizando em 10 artigos científicos na amostra final. O estudo apontou que a
educação sexual quando trabalhada nas escolas são abordadas por professores ou profissionais
de saúde. Na abordagem pelos professores, nessa prevalece principalmente aspectos biológicos,
voltados para prevenção de DST’s e gravidez na adolescência. Os professores sentem
dificuldades de trabalhar a educação sexual na escola de forma transversal e interdisciplinar,
apontando a falta de formação como principal obstáculo. Diante do exposto na revisão
integrativa, foi possível perceber as limitações de encontrar achados em que a educação sexual
seja trabalhada na íntegra dentro das escolas. Não houve nenhum resultado que apontasse a
educação sexual sendo trabalhada de forma transversal e interdisciplinar por todos os
profissionais de educação, de acordo com as propostas dos PCN’s. A realização dessa pesquisa
evidencia a necessidade de implementar projetos educativos dentro do ambiente escolar que
visem a prevenção e promoção da saúde do adolescente. Concluiu- se que é necessário existir
formações de professores, seja no meio acadêmico, seja no ambiente escolar, com qualificação
realizada por profissionais da saúde, de forma a sensibilizar os profissionais da educação sobre
a importância de abordar a educação sexual no meio escolar de forma crítica, bem informada,
com linguagem clara e aberta, tornando a escola uma instituição promotora da saúde, buscando
desenvolver no adolescente a responsabilidade diante da própria sexualidade e preservação da
vida.
Descrição:
OLIVEIRA, Cristiane Martins de. Abordagem da educação sexual e saúde nas escolas: um levantamento sob a ótica do profissional. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.