Resumo:
A interprofissionalidade é entendida como um conjunto de habilidades essenciais
para a formação profissional. Dentre as estratégias utilizadas para o aprimoramento
de competências interprofissionais de estudantes da saúde, destaca-se o uso da
simulação clínica, que trata-se de uma metodologia ativa de ensino, que acaba
projetando situações reais. Para alcançar a fidelidade dos cenários, é essencial a
escolha de um método que se enquadre nos objetivos de aprendizagem. Com isso,
a fase de debriefing torna-se crucial, por ser um processo analítico de reflexão.
Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar a educação interprofissional em saúde,
por meio do método de debriefing estruturado, em simulação clínica com discentes
de enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem transversal. A
coleta de dados ocorreu em junho de 2022, no laboratório de enfermagem, onde os
participantes trabalharam três cenários clínicos, com temáticas previamente
estabelecidas por uma revisão sistemática ainda não publicada, sendo lesão por
pressão, erros de medicação e flebite. Para avaliação das competências
interprofissionais, os participantes responderam a escala Readiness for
Interprofessional Learning Scale (RIPLS), na versão de língua portuguesa validada
em 2015 no Brasil. Já a análise do debriefing estruturado se deu pela Escala de
Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADAS). O estudo foi aprovado
pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade ao qual esteve vinculado, sobre
parecer no 5.357.896. Participaram do estudo 18 discentes de Enfermagem, 12 eram
do sexo feminino (66,67%) e seis do sexo masculino (33,33%). Sobre a análise das
competências interprofissionais, a média geral foi de 2,8, sendo que o fator 1
(Trabalho em equipe e colaboração), com maior média, 7,6. Acerca da Escala de
Avaliação do Debriefing associada à Simulação, a média geral de concordância foi
de 2,43 pontos, sendo maior para o valor psicossocial, com 6,32. A análise dos
dados identificou que, a incorporação do método de debriefing estruturado,
evidenciou um maior aproveitamento de fatores chaves, em que os participantes
conseguiram pontuar um bom relacionamento interprofissional. Em suma, após a
avaliação dos resultados, evidenciou-se que a educação interprofissional em
consonância com a simulação clínica, proporcionou aos estudantes uma melhor
análise referente às melhores práticas assistenciais, onde foi possível expor que, tal
feito é possível por meio do compartilhamento do conhecimento entre diferentes
profissões.
Descrição:
BATISTA, Maria J. N. da Silva. Abordagem da educação interprofissional com discentes de enfermagem por meio da aplicação de um método de debriefing em simulação clínica.
Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde,
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.