Abstract:
Avaliar a qualidade pós-colheita da banana cultivar ‘Prata Catarina’ pelos atributos físicos e físico-químicos em diferentes estádios de maturação. Métodos: Os frutos foram adquiridos na Unidade de Produção de Mudas das Auroras (UPMA). O experimento foi realizado no Laboratório de Pós-colheita, as análises foram feitas a cada dois dias, até 10 dias de armazenamento. Para os atributos físicos, Peso do Fruto (PF), Diâmetro Inicial (DI), Diâmetro Calibre (DC), Diâmetro Final (DF)
e Comprimento Externo (CE), foram utilizados 60 frutos, em 6 tratamentos (T0, T1, T2,
T3, T4 e T5) tempos de armazenamento. As análises físico-químicas foram realizadas
em 4 repetições e em 4 tempos de armazenamento (T0, T1, T2 e T3), para cada tempo
foram avaliados 3 frutos por repetição. Foram determinados o teor de Sólidos Solúveis
(SS), a Acidez Total Titulável (ATT), o pH e a relação SS/ATT. A análise estatística dos
dados foi realizada utilizando Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), aplicou-se
análise de variância (ANOVA) seguido do teste de Tukey (5%). Resultados: Houve
diferença estatística significativa para todas as características físicas e físico-químicas
avaliadas, influenciadas conforme o grau de amadurecimento dos frutos. Foi observado
de forma geral um aumento dos SS, acidez e SS/ATT e uma redução do pH. Conclusão:
A banana cultivar ‘Prata Carina’, apresentou boas qualidade pós-colheita, tanto para os atributos físicos como físico-químicos, estando dentro dos padrões estabelecidos para a
classificação e comercialização de bananas do grupo prata.
Description:
GOMES, Paulino Lucas. Qualidade pós-colheita da banana 'prata catarina' em diferentes estádios de maturação . 2023. 15f. TCC - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.