Resumo:
Sou jaciely Pereira Mendes tenho 25 anos jovem indígena , filha de Francisco José Melo Mendes e Zuila Pereira Mendes. O objetivo deste trabalho é relatar minha experiência como estudante universitária indígena, evidenciando a importância das políticas públicas na promoção da equidade e inclusão educacional, reconhecendo que é a partir das ações afirmativas que decorrem a entrada de jovens indígenas em
universidades. Para isso, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é
qualitativa, tendo como método a autoetnografia. O ingresso no ensino superior não
garante a permanência e muito menos a conclusão de um curso, sendo que o/a estudante indígena vivencia experiências que fragilizam sua saúde mental, deste modo, é preciso que a universidade crie mecanismos que acolham os/as estudantes, promovendo ações que reduzam os riscos recorrentes de Transtornos Psicológicos durante a estadia na universidade.
Descrição:
MENDES, Jaciely Pereira. Eu, mulher indígena, no espaço universitário: das ações afirmativas e os desafios para a permanência. 2024. 21f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.