Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1148
Title: | A gestão escolar e o comprometimento docente |
Other Titles: | Um Estudo de Caso em uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Aracati-CE |
Authors: | Sousa, Maria Isenilda Querino de |
Keywords: | Gestão Escolar comprometimento docente análise |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SOUSA, M. I. Q. (2017) |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo Identificar os problemas gerenciais e analisar os fatores que têm prejudicado o comprometimento do corpo docente de uma Instituição Pública de Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi realizada através de uma análise qualitativa e descritiva por meio de uma entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário simples com perguntas fechadas para avaliar a predominância e intensidade das dimensões do comprometimento organizacional entre os servidores da instituição. A mesma foi caracterizada como sendo um estudo de caso simples, por ter sido delimitada em uma única unidade de análise, a mesma teve como sujeito de estudo a gestora e o corpo docente da referida escola. Para coleta de dados utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental por meio de relatórios gerenciais, arquivos de registros funcionais e observação direta em documentos referente à organização. Os resultados evidenciam que apesar da gestora ter formação na área de atuação, vem encontrando dificuldades para lidar com problemas relacionados ao comprometimento. O estudo revela um baixo nível de comprometimento afetivo e normativo e um nível bastante elevado de comprometimento instrumental entre o corpo docente. Essa falta de afetividade pela organização tende a leva-los à falta de interesse e entusiasmo no desenvolvimento de suas atividades. |
Description: | SOUSA, Maria Isenilda Querino de. A gestão escolar e o comprometimento docente: Um Estudo de Caso em uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Aracati-CE. 2017. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Aracati-Ceara, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1148 |
Appears in Collections: | Monografias (Administração Pública - EAD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOUSA, Maria Isenilda Querino de.pdf | 2017_mono_miqsousa.pdf | 782,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.