Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1174
Title: A utilização de contos africanos como aporte pedagógico: As panquecas de Mama Panya
Authors: Santana, Carla Caroline
Vieira, Marilene Costa
Pinto, Naiane Jesus
Silva, Lídia Lima da
Keywords: Características nacionais africanas na literatura
Contos africanos
Negros - Identidade racial
Issue Date: 12-Dec-2015
Citation: SANTANA, C. C. et al. (2015)
Abstract: Para nosso estudo tratamos aqui a identidade como uma característica construída socialmente em conjunto e vivência com os demais sujeitos de um determinado grupo em diferenciação com os demais grupos com os quais se relacionam, inclusive na escola. Para desenvolvimento e análise do trabalho proposto foi utilizado o conto “As panquecas de Mama Panya”, “África meu pequeno Chaka”, onde realizamos uma sequência didática, que passeia pelas diversas disciplinas, culminando em uma apresentação denominada como Festa Literária. A temporalidade foi visualizada a partir da observação das ilustrações, possibilitando ao olhar dos alunos várias interpretações ao decorrer ao processo de contação, a descoberta do idioma e seus significados.
Description: SANTANA, Carla Caroline et al. A utilização de contos africanos como aporte pedagógico: As panquecas de Mama Panya. 2015. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento UNIAFRO - Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1174
Appears in Collections:Artigos - Aperfeiçoamento em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_arti_csantana.pdf199.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.