Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1174
Title: | A utilização de contos africanos como aporte pedagógico: As panquecas de Mama Panya |
Authors: | Santana, Carla Caroline Vieira, Marilene Costa Pinto, Naiane Jesus |
Keywords: | Características nacionais africanas na literatura Contos africanos Negros - Identidade racial |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Citation: | SANTANA, C. C. et al. (2015) |
Abstract: | Para nosso estudo tratamos aqui a identidade como uma característica construída socialmente em conjunto e vivência com os demais sujeitos de um determinado grupo em diferenciação com os demais grupos com os quais se relacionam, inclusive na escola. Para desenvolvimento e análise do trabalho proposto foi utilizado o conto “As panquecas de Mama Panya”, “África meu pequeno Chaka”, onde realizamos uma sequência didática, que passeia pelas diversas disciplinas, culminando em uma apresentação denominada como Festa Literária. A temporalidade foi visualizada a partir da observação das ilustrações, possibilitando ao olhar dos alunos várias interpretações ao decorrer ao processo de contação, a descoberta do idioma e seus significados. |
Description: | SANTANA, Carla Caroline et al. A utilização de contos africanos como aporte pedagógico: As panquecas de Mama Panya. 2015. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento UNIAFRO - Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1174 |
Appears in Collections: | Artigos - Aperfeiçoamento em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_arti_csantana.pdf | 2015_arti_csantana.pdf | 128,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.