Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Título : Fuga de cérebros na África
Otros títulos : uma investigação exploratória partindo da Guiné-Bissau
Autor : Có, Barnabé Augusto
Palabras clave : Educação - África Portuguesa
Educação – Guiné-Bissau
Fecha de publicación : 2016
Citación : CÓ, B. A. (2016)
Resumen : O presente trabalho tem como propósito analisar a fuga dos cérebros em nível geral dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), levando em conta as perseguições políticas, as migrações econômicas para o estrangeiro, e a circulação internacional dos recursos humanos em busca de formação superior, desde as independências na década de 1960, bem como o papel dos partidos políticos que lutavam pelas independências e que, em seguida optaram para aceleração e ampliação do ensino superior dentro do continente para a formação do “homem novo”. Observamos que fatores sociopolíticos (instabilidade política) e econômicos (falta de oportunidade de emprego para quadros altamente qualificados) têm contribuído para uma constante fuga de cérebros dos PALOP. Ademais, pudemos verificar a prática de violência política por parte de governos ou tentativas de golpes de Estado por parte de líderes africanos, em países que experimentaram o regime de partido único, no processo de passagem ao multipartidarismo, no contexto da rivalidade política entre os partidos anteriormente estabelecidos e os agrupamentos emergentes, o que resultou no exílio de um significativo número de intelectuais africanos para o estrangeiro.
Descripción : CÓ, Barnabé Augusto. Fuga de cérebros na África: uma investigação exploratória partindo da Guiné-Bissau. 2016. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_mono_bacó.pdf2016_mono_bacó.pdf818,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.