Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Título : Letramento digital: o uso de ferramentas tecnológicas como contribuição para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
Autor : Amaral, Liliane Brito do
Palabras clave : Ensino médio - Santo Amaro (BA)
Letramento digital - Santo Amaro (BA)
Tecnologia educacional - Santo Amaro (BA)
Fecha de publicación : 1-nov-2018
Citación : AMARAL, L. B. (2018)
Resumen : Diante de uma sociedade que vem evoluindo com os avanços tecnológicos, é de suma importância observar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm contribuído nos espaços educacionais para o desenvolvimento da cultura digital dos futuros cidadãos. Nesse sentido, este trabalho pretende investigar como tem acontecido a presença das TDICs no cotidiano escolar do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santo Amaro, Bahia. O objetivo é entender como os estudos de letramento digital encontram-se presentes na escola e nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se levantar reflexões sobre a importância da formação docente e suas práticas pedagógicas e como está acontecendo o direcionamento dos usos da tecnologia, por exemplo, o celular, no cotidiano escolar. O método utilizado foi de cunho qualitativo com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário em pesquisa de campo, aplicando-se procedimentos interpretativos para analisar os dados coletados. Esses estudos poderão servir de estratégia para tornar o aprendizado mais eficaz para alunos e professores que vivem no mundo rodeado pela cultura digital. O uso das TDICs pode ser uma estratégia que pode ajudar na relação entre professores e alunos, para traçar novos caminhos com trocas de experiências, tornando professores, alunos e escola mais participativos e colaborativos no mundo contemporâneo onde as tecnologias estão altamente presentes.
Descripción : AMARAL, Liliane Brito do. Letramento digital: o uso de ferramentas tecnológicas como contribuição para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Aparece en las colecciones: Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_mono_lamaral.pdf540,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.