Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Título : A implementação do Lung’ie no currículo escolar como forma de resgate da identidade da população na Ilha do Príncipe
Autor : Mata, Elvira Fernandes Mendes da
Palabras clave : Características nacionais
Linguística - São Tomé e Príncipe
Língua Lung’ie - Estudo e ensino
Fecha de publicación : 22-oct-2018
Citación : MATA, E. F. M. (2018)
Resumen : A presente pesquisa de monografia tem como seu principal foco analisar e compreender qual o impacto da implementação do lung’Ie como disciplina nas escolas da ilha do Príncipe. O lung’Ie é uma língua autóctone que não goza de prestígio junto à sociedade principense, o que contribui para sua eminente extinção. Nessa perspectiva, o ponto inicial da pesquisa é demostrar como se dá o estatuto de ameaça da língua e quais são as causas que fomentam o declínio de seus falantes, procurando assim ajudar na análise do cenário social de uma língua que representa parte de uma cultura não valorizada. É de salientar que o lung’Ie subsiste na ilha por causa dos mais velhos, ou seja, são os falantes idosos que sabem falar a referida língua. No entanto, sendo os idosos os que mais sabem o lung’Ie, muitos dos mais novos não os procuram para aprender. Assim umas das causas também da extinção do lung’Ie é a falta de interesse dos jovens. Para fins metodológicos, o estudo aplicou questionários aos alunos e professores de lung’Ie nas escolas do Príncipe. Em seguida, foram feitas as análises dos questionários aplicados, cujo objetivo principal foi a identificação dos fatores que podem promover ou dificultar o resgate da relação de identidade do lung’Ie entre os principenses no ambiente escolar. Além disso, os métodos utilizados para a pesquisa ajudarão a compreender quais seriam as causas para o baixo aprendizado do ensino do lung’Ie. Assim, a pesquisa buscou identificar ações que possam impedir a extinção, colaborando para uma implementação mais efetiva do ensino do lung’Ie no currículo escolar.
Descripción : MATA, Elvira Fernandes Mendes da. A implementação do Lung’ie no currículo escolar como forma de resgate da identidade da população na Ilha do Príncipe. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Aparece en las colecciones: Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_mono_emata.pdf2018_mono_emata.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.