Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/141
Título : A educação para relações étnicos raciais no ensino médio no Maciço de Baturité - Ceará (2013)
Autor : Gadelha, Alesson de Oliveira
Palabras clave : Lei 10.639/03
Ensino da História
Cultura Afro-Brasileira
Currículo docente
Prática docente
Baturité - CE
Fecha de publicación : 2014
Citación : GADELHA, A. de O. (2014)
Resumen : O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC investiga a aplicabilidade da Lei 10.639/03 – Educação para relações étnico-raciais que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Escolas do ensino Fundamental e Médio do ensino público e privado. Tem como objetivo geral verificar a aplicabilidade da Lei 10.639/03 nas Escolas Estaduais do Ensino Médio no Maciço de Baturité e especifico analisar como a gestão escolar (Diretor, P.C.A.s, Professores) estão lidando com aplicação desta Lei, promover a discussão como é trabalhada em sala de aula e discutir o currículo escolar e a pratica docente na implementação da Lei (promover a discursão como é trabalhada em sala e como são trabalhado em manifestação cultural na escola). Como referencial teórico, foi realizado a leitura (ALBUQUERQUE, 2006, FERNANDES, 2005, GOMES, 2013, PEREIRA, 2007). Esta revisão da literatura, promove a discursão sobre a descolonização do currículo escolar dos ensinos Fundamental e Médio numa ruptura das relações étnicos raciais na educação. A pesquisa empírica se deu a partir de dois componentes curriculares Educação e Sociedade I e Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar do Bacharelado em Humanidades desta Universidade no ano de 2013. A pesquisa interdisciplinar em sala de aula – PISA com seu instrumento de pesquisa foi elaborado questionários e aplicados para os Docentes (Diretor, PCAs e Professor) e Discentes em 7 escolas do Maciço, analisando o currículo, material didático, formação e prática docente. Após os dados coletados, foram colocados em uma plataforma SPSS e analisados junto ao referencial teórico. Ao final constatamos que ainda as escolas do Maciço de Baturité, estão em um processo gradativo da aplicabilidade da Lei, mas percebemos que as escolas estão procurando se adaptar as reformas das políticas educacionais visando à melhoria do seu ensino.
Descripción : GADELHA, Alesson de Oliveira. A educação para relações étnico raciais no ensino médio no Maciço de Baturité – Ceará (2013) Redenção – CE. 2014. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2014.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/141
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_mono_aogadelha.pdf2014_mono_aogadelha.pdf794,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.